Como participar de atividades de extensão na UNIFEI

  1. Página inicial
  2. >>
  3. Como participar de atividades de...

AÇÕES/ATIVIDADES DE EXTENSÃO

 As Ações de Extensão Universitária são implementadas por meio das atividades acadêmicas que promovem a troca de saberes científicos e populares entre a Universidade e a Sociedade. Essas práticas extensionistas tem como objetivo provocar as transformações no contexto social de modo a contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, a justiça social, a inclusão, a defesa do meio ambiente, dentre outras em direção ao desenvolvimento social.

Além disso, as ações extensionistas, com suas atividades científicas, artístico-culturais e técnicas, possibilitam ao discente uma experiência na realidade social, bem como um aprendizado teórico-prático contextualizado, proporcionando uma formação integral e cidadã.

As ações de Extensão Universitária são aquelas que envolvem os servidores docentes, os servidores técnico-administrativos em educação e os estudantes com o público externo. Essas ações são desenvolvidas de modo interdisciplinar, multidisciplinar e interinstitucional em uma das modalidades definidas a seguir:

  • Programas;
  • Projetos;
  • Cursos;
  • Eventos;
  • Produtos;
  • Prestação de Serviços.

  COMO OS DISCENTES PODEM PARTICIPAR DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO NA UNIFEI

A Extensão responde por 10% da carga horária obrigatória da Graduação na UNIFEI.

Todos os alunos matriculados na UNIFEI, seja na graduação ou na pós-graduação, podem se envolver, como voluntários ou bolsistas, em programas, projetos, prestação de serviços, eventos e cursos promovidos no âmbito da Extensão.

Essas ações de extensão podem ser propostas tanto por servidores docentes quanto por servidores técnicos-administrativos em educação da UNIFEI para os quais os estudantes são selecionados por meio de edital de seleção, como voluntários ou bolsistas.

Após processo de seleção, os alunos aprovados devem assinar Termo de Adesão ao Serviço Voluntário, no caso de voluntários, ou Termo de Compromisso, no caso de bolsistas.  É importante que todos os interessados busquem informar-se sobre essas ações com os docentes dos seus respectivos cursos, na Pró-Reitoria de Extensão (Proex), ou mediante pesquisa no SIGAA.

Os discentes também podem participar de ações de extensão por meio da integração em projetos de extensão apoiados pelos editais da Proex, nas categorias de Cultura e Extensão Social, Empreendedorismo e Inovação e Extensão Tecnológica e Empresarial.

Além disso, vale destacar que a participação dos discentes nas Empresas Juniores da UNIFEI e no Projeto Semestral UNIFEI (desde que os projetos desenvolvidos sejam registrados na Proex no módulo de extensão do SIGAA) também contam como ações e/ou atividades de extensão.

COMO OS SERVIDORES DOCENTES E TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO PODEM PARTICIPAR DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO NA UNIFEI

As Ações de Extensão da UNIFEI podem ser coordenadas por servidores docentes ativos e/ou técnico administrativos em educação.  Contudo, se a ação de extensão envolver a presença de, pelo menos, um discente, obrigatoriamente, um servidor docente deve ser o coordenador da referida ação, pois compete ao docente orientar as atividades acadêmicas dos discentes.

Essas ações devem ser registradas junto à Pró-Reitoria de Extensão para que as cargas horárias sejam creditadas e certificadas. O processo é feito diretamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) pelo próprio servidor.