Diretoria de Cultura e Extensão Social
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Projetos Culturais e Sociais financiados em 2017
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4ª Arte
É um projeto realizado na Unifei de Itabira, que tem como objetivo incentivar a experimentação artística por meio da produção e realização de espetáculos, abrindo espaço para a vivência de palco e de público. Os espetáculos ocorrem todas as quartas-feiras no campus e, eventualmente, em espaços públicos da região. A ideia é promover a arte como ferramenta de reflexão e transformação social.
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Colóquios interdisciplinares
Ao longo do ano é realizada uma série de colóquios com temas interdisciplinares do cenário científico e tecnológico. O objetivo é despertar o interesse de jovens ingressantes na universidade pela pesquisa de alto nível e estimular o interesse de jovens e adolescentes pela área de Exatas. Para isso, palestrantes de prestígio nacional e internacional de diversas áreas do conhecimento vêm à Unifei apresentar seus tópicos de estudo.
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Cultivar-te
O Cultivar-te é um projeto do grupo Universidade Cultural, que leva educação e arte para crianças e adolescentes da entidade Anjo Acolhedor. O objetivo é a criação de espaços que favoreçam o desenvolvimento artístico-cultural desse público – por meio de aulas e oficinas de literatura, música, cinema, teatro e circo – além de reforço escolar e ensino de noções de sustentabilidade ambiental.
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Curso Assistencial Theodomiro Santiago (CATS)
O CATS é um curso pré-vestibular para alunos que não possuem renda suficiente para custear os próprios estudos. O projeto conta com mais de 70 voluntários, em sua maioria alunos da Unifei, que atuam em cargos administrativos e de docência. Esses voluntários contribuem todos os anos com mais de 100 alunos, proporcionando a eles conhecimentos técnicos necessários para a realização dos vestibulares e convívio com as experiências acadêmicas.
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Danada de Lata
O “Danada de Lata” surgiu em 2013, quando os integrantes da Bateria Danada, da Unifei de Itajubá, tiveram a iniciativa de unir samba, educação e comunidade. O projeto sociocultural se propõe a ensinar alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas da cidade a tocar instrumentos de percussão, todos construídos pelos próprios participantes com o uso de materiais reciclados.
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Dentro e fora
O objetivo deste projeto é realizar cirandas de formação acadêmica e pedagógica para a criação e o desenvolvimento de práticas docentes consubstanciadas na interdisciplinaridade. Tem como ponto de partida e ponto de chegada as próprias práticas de ensino, ressignificando-as. Procura-se, dessa forma, uma efetiva participação da universidade na busca por uma educação básica com mais qualidade.
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Economia solidária na Peroba
Valorizar as agricultoras e alavancar processos de geração de renda. Este é o objetivo deste projeto, por meio da capacitação de um grupo de mulheres do bairro Peroba, em Itajubá-MG, na utilização de técnicas de processamento e beneficiamento de frutas, legumes e verduras. Assim, buscam-se possibilidades de geração de renda pelos princípios da Economia Solidária, e consequente emancipação econômica e social.
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Engenheiros do Futuro
Atrair alunos para as áreas de ciências e engenharia não é tarefa fácil. Uma das razões é o fato de que a ciência, no ensino fundamental, é ensinada sem a sua alma: o pensamento científico. Assim, esta pesquisa-ação pretende responder a hipótese de que é possível ensinar a estrutura do método científico e conceitos de engenharia de materiais para alunos do ensino fundamental, desmistificando também o trabalho de cientistas e engenheiros.
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Fortalecimento e ampliação do programa de Incubação da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares de Itajubá (Intecoop)
Fundada em 2006 por iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão da Unifei, a Intecoop tem como objetivo assessorar Empreendimentos Econômicos Solidários (EES), oferecendo, por meio de seu programa de incubação e conhecimentos gerados na universidade, condições para que os EES possam gerir de modo autônomo e autossustentável seus empreendimentos.
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Gestão de resíduos industriais
Como encontrar soluções para os resíduos gerados no setor industrial? Por meio de uma visão multidisciplinar, este projeto visa achar alternativas compatíveis com a legislação vigente para a gestão eficiente de resíduos industriais e rejeitos poluidores. Para isso, são ministrados treinamentos, buscando a formação básica de profissionais para que se tornem conscientes sobre o tema. É também ofertada uma disciplina na área, aberta a alunos da graduação de instituições de ensino superior e profissionais de empresas e órgãos públicos da região.
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Tecnologias emergentes a serviço da aprendizagem
Com a proposta de preparar professores para o uso de tecnologias da informação e comunicação, o projeto conta com um curso on-line para professores da educação básica, com o intuito de aprimorar competências, habilidades e atitudes no uso dessas tecnologias em sala de aula. A tutoria é realizada por alunos dos cursos de licenciatura da Unifei.
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Montanhismo na Unifei – Escalango
Este projeto tem como objetivo incentivar a prática do montanhismo – ascensão em montanhas e elevações rochosas por meio de caminhadas ou escaladas –, na região de Itabira-MG, a fim de aumentar a prática de esportes entre os servidores e discentes da Unifei, além de pessoas da comunidade externa, melhorando a saúde física e mental dos participantes.
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Quanto vale o dinheiro para os jovens?
A proposta é levar educação financeira para os jovens. Para isso, o projeto estabelece métodos didático-pedagógicos para a construção e consolidação do conhecimento de alunos universitários em temas relacionados à educação financeira. As atividades são feitas em faculdades, centros universitários e universidades de Itajubá e do sul de Minas.
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Espaço InterCiências: o centro de divulgação científica da Unifei
Inaugurado em 2011, é um espaço totalmente interativo, que possui o objetivo de popularizar a ciência e promover a divulgação cientifica de forma lúdica e prazerosa. Seu acervo é constituído por experimentos e exposições que despertam a curiosidade sobre diversas áreas das ciências, como Astronomia, Física e Matemática. Conta com visitas orientadas, CinePET, shows da Física e Matemática, e confecção e manutenção de experimentos.
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Práticas inclusivas no ensino de ciências
O projeto visa possibilitar aos alunos dos cursos de Licenciatura em Física, Química, Biologia e Matemática o desenvolvimento e a implementação de Sequências Didáticas Inclusivas de Ciências para os Estudantes Público Alvo da Educação Especial (EPAEE) de Itajubá/MG. Para isso, são realizadas atividades práticas que favorecem o desenvolvimento de estratégias pedagógicas inclusivas, ao mesmo tempo em que instigam o futuro professor a compreender as necessidades de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.
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POPTEC
A utilização de fontes renováveis de energia e eficiência energética são os pilares para o desenvolvimento sustentável do planeta, principalmente com intuito de reduzir o consumo de recursos naturais e mitigar impactos ambientais no ar, água e solo. Diante deste contexto, o projeto populariza os conceitos de geração de energia com fontes renováveis e uso eficiente da energia, no uso final, em escolas de ensino médio do município de Itabira-MG, com mais de dez escolas de ensino médio envolvidas e mais de mil alunos.
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Recuperação da área de recarga da nascente do bairro Pedrão
O objetivo deste projeto é recuperar a área de recarga da nascente do Bairro Pedrão, na cidade de Pedralva-MG, de forma a garantir qualidade e quantidade de água para a comunidade rural, por meio de monitoramento da qualidade bacteriológica e da quantidade de água gerada na nascente após plantio de mudas. Espera-se que os resultados favoreçam a comunidade e sirvam como modelo de conservação do solo e da água para implantação em outras comunidades rurais na região do sul de Minas Gerais.
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Semeadura do diálogo entre Engenharias e Agroecologia
Ao entrelaçar os significados de agroecologia e engenharia, o propósito do projeto é organizar um espaço de diálogo de vivências, entre as comunidades rural e acadêmica, denominada “Escola Livre de Agroecologia e Sociedade – ELAS”. Neste processo, deverá haver a comunhão de saberes transitando pelos cenários de proteção ao meio ambiente e recursos hídricos, do processo de produção agrícola e da habitação, sob a perspectiva da concepção agroecológica.
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Terça literária
Carlos Drummond de Andrade, em seus versos e crônicas, apresentou o cotidiano de Itabira, encantou o mundo e escandalizou sua cidade natal. A cidade-poesia tem por vocação criar escritores que historicizam a constante transformação da cidade. Neste contexto, o projeto visa incentivar a leitura, a divulgação dos autores locais e regionais, e a preservação do patrimônio e cultura local, promovendo a formação de um discente mais crítico e criativo, capaz de intervir na sociedade por meio do diálogo e da troca de saberes.