Projetos Culturais e Sociais financiados em 2020

Semeando Centistas

Esta atividade de extensão populariza e aplica os conceitos das Ciências e da Engenharia a fim de motivar as crianças atendidas pelo Centro de Apoio Nossa Senhora do Sagrado Coração, em Itajubá-MG, a se interessarem pelas carreiras da área e a compreenderem o envolvimento dessas noções na produção agrícola e na melhoria da qualidade de vida. Para tal atividade, o grupo desenvolveu uma horta aplicando os conceitos de sintropia (em parceria com o projeto Sintrópica) e proporcionou aulas de robótica às crianças (em parceria com a Fundação Asimo) para a automatização da irrigação.

Máquinas de Leonardo da Vinci

Um dos maiores gênios dos séculos 15 e 16, Leonardo da Vinci, planejou modelos de diversas máquinas, cujos princípios construtivos são utilizados até os dias atuais. Com o objetivo de apresentar as idealizações deste mestre, abordando a sua engenhosidade tecnológica, este projeto visa a construção de máquinas idealizadas por Leonardo da Vinci como, por exemplo, as máquinas de movimento perpétuo, a escavadeira e o martelo. Devido à pandemia, a exposição da máquina desenvolvida em 2020 aconteceu de forma on-line.

Projeto de mapas 3D para inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência visual - parte II - expansão para os prédios da reitoria e do restaurante universitário

Esta proposta é a continuação do projeto intitulado “Inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência visual usando impressoras 3D”, desenvolvido durante o ano de 2019, no qual foram criados mapas táteis para o prédio da biblioteca da UNIFEI. Buscando dar continuidade ao projeto, procura-se estender a metodologia traçada na primeira fase para os prédios da reitoria e do restaurante universitário. A iniciativa encontra-se alinhada à missão do Núcleo de Educação Inclusiva – NEI – da Unifei, especificamente na promoção de ações para inclusão de pessoas com deficiência mediante a tecnologia.

Conversas Cruzadas: Gênero, raça e inclusão

Partindo de uma perspectiva interseccional e de diálogos que contemplem temas como gênero, raça e inclusão, o projeto promove encontros entre alunos e servidores da UNIFEI com profissionais da educação em atuação em Itajubá e no Sul de Minas Gerais. A iniciativa tem por objetivo geral a promoção de debates e de instrução de novos processos de formação docente e discente ligados aos temas supracitados. Do ponto de vista metodológico, o projeto está dividido em quatro frentes de trabalho: (i) Grupo de Estudos, (ii) Oficinas Interseccionais, (iii) Mini-Curso sobre Interseccionalidade, Educação e Cultura e (IV) Produção acadêmica.

Forró do Lindo

Este projeto reflete a importância da dança na Universidade, como instrumento de socialização e de formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis. Tendo em vista que a dança é uma terapia que envolve corpo e mente, promovendo benefícios à saúde de maneira geral, esta atividade de extensão proporciona uma melhoria na qualidade de vida dos alunos, dos colaboradores da UNIFEI-Itabira e da comunidade do município.

Mulheres na liderança

O projeto “Mulheres na Liderança” cria uma rede de empoderamento feminino, por meio do despertar e do desenvolvimento de habilidades de liderança, fortalecendo a autoconfiança e o autoconhecimento das mulheres presentes na comunidade. São abertos espaços para o compartilhamento e a discussão sobre as diversas dores que cercam as mulheres no ambiente acadêmico e no mercado de trabalho, com cursos e palestras, em parceria com a ONG Internacional “For The Girls International – FTGI”, sobre liderança feminina e outras atividades.

Time Enactus Unifei Itajubá

A proposta da Enactus se baseia em estimular estudantes universitários a desenvolver projetos que visem melhorar as condições de vida de comunidades, em que incrementam as suas habilidades para se tornarem líderes do futuro com visão empreendedora e com responsabilidade socioambiental sobre os negócios. O foco de atuação do Time Enactus Unifei Itajubá acontece em três frentes. No Centro de Assistência Psicossocial de Itajubá – Álcool e Drogas (CAPS-AD), promove a autoestima e a cidadania dos dependentes químicos. Com os catadores autônomos de material reciclável, há o intuito de criar uma associação para promoção da sustentabilidade financeira e melhoria da qualidade de trabalho. Já na Escola Estadual Wenceslau Braz, as ações visam despertar a conexão entre os alunos (EEWB) e as realidades temáticas que normalmente não são apresentadas e vivenciadas por eles durante o período escolar.

Colóquios Interdisciplinares

Dando continuidade à série de colóquios cuja temática gira em torno da interdisciplinaridade, o projeto busca um envolvimento da comunidade universitária e da sociedade em atividades multidisciplinares na construção do conhecimento e de parcerias para a discussão de problemas atuais do cenário científico, tecnológico e social. De fato, os colóquios têm servido como método efetivo de divulgação científica e de atração dos jovens ingressantes na universidade para a investigação científica.

Capacitação de profissionais de Engenharia para redução de perdas de água em sistemas de saneamento

O grupo de pesquisa NUMMARH – Núcleo de Modelagem e Simulação em Meio Ambiente e Recursos e Sistemas Hídricos da UNIFEI desenvolve um projeto de formação profissional para a redução das perdas de água em sistemas de distribuição. Dessa maneira, a metodologia se pauta na aplicação da capacitação em formato de cursos de curta duração.

Projeto Passarinhando: observação de aves e monitoramento participativo como estratégias para reconexão socioambiental e conservação dos recursos naturais

O projeto tem como eixo central a prática da observação de aves como uma ferramenta para reconectar diferentes setores da sociedade itajubense com o ambiente natural e para incutir, no público alvo, a importância de iniciativas de conservação dos recursos naturais.

Aprimoramento da atuação dos membros dos órgãos ambientais municipais de Itajubá/MG e das demais cidades da região

Preocupado com a ausência de pessoal treinado como consequência da descentralização da gestão ambiental brasileira, o projeto realiza um diagnóstico, por meio de questionários e de pesquisa documental, sobre a atuação do CODEMA de Itajubá-MG e trabalha na melhoria da atuação dos membros dos demais órgãos municipais de meio ambiente por meio de ações de capacitação em um curso on-line de 30 horas.

ComCiência: Desenvolvimento da coleta seletiva de vidro no município de Itajubá-MG e empoderamento das cooperativas de reciclagem

Apesar do vidro ser integralmente reciclável, este resíduo ainda não atingiu índices relativamente altos de coleta nos municípios. Dentre os fatores que explicam este fato, destaca-se o peso das embalagens e o risco de acidentes de trabalho, assim como o baixo preço de venda do resíduo. Diante do exposto, este projeto fomenta a reciclagem de vidros no município de Itajubá-MG. O projeto se desenvolve em três etapas, sendo a primeira destinada a estruturação de lixeiras apropriadas ao descarte do vidro, a segunda voltada na estruturação dos pontos de descarte e a terceira focada na conscientização da população.

Elaboração de um projeto de Estação de Tratamento de Esgotos Domésticos na região central e implantação de sistemas descentralizadores em duas residências no Bairro Pessegueiro, zona rural, Itajubá/MG.

Atento às consequências da inexistência de saneamento básico no Brasil em relação à saúde pública da população, após estudos referentes à qualidade e à quantidade de água para abastecimento dos 300 moradores do bairro Pessegueiro, zona rural da cidade de Itajubá-MG, o projeto detectou que a principal fonte de contaminação fecal da água de abastecimento, armazenada em cisternas, poços e nascentes, é o lançamento de esgoto in natura. Neste sentido, a atividade de extensão elabora um projeto de Estação de Tratamento de Efluentes – ETE, a qual será apresentado ao poder público ou a outras entidades para a sua implantação a fim de fornecer benefícios à população do bairro Pessegueiro.

INTECOOP Itajubá: promovendo trabalho e renda para as famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica

O projeto tem por objetivo a geração de ocupação e renda nos bairros periféricos do município de Itajubá-MG. A preocupação com a falta de emprego formal e a limitação proporcionada devido à pobreza fazem com que a economia solidária apareça como uma alternativa importante para a transformação social e as Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCP’s), como a INTECOOP, têm sido atores centrais da disseminação da economia solidária e do incentivo ao desenvolvimento local. Após a realização de um diagnóstico, desenvolve-se a organização de grupos produtivos por meio de capacitações profissionais.

Comunidades que Sustentam a Agricultura (CSA): fortalecimento da comercialização dos agricultores familiares orgânicos da Peroba - Itajubá (MG)

O projeto parte de uma demanda apresentada pelos agricultores orgânicos do bairro rural da Peroba sobre o escoamento de suas produções, que são certificadas como produção orgânica através da Organização de Controle Social – “OCS Peroba”. Os agricultores têm o desejo de aumentar a produção e de inserir outras famílias na organização, mas precisam alcançar novos mercados consumidores. Diante desse contexto, verifica-se o sistema de Comunidades que Sustentam a Agricultura (CSA) como uma oportunidade de superação do desafio da comercialização. Trata-se de um sistema que consegue juntar a produção sustentável e a alimentação saudável com as novas tecnologias. Para este projeto a proposta metodológica se divide em três fases: a realização de uma pesquisa de mercado, a apresentação da CSA aos agricultores da Peroba e a organização da CSA em Itajubá.

Rede Camaco - Economia Solidária na Periferia e Tecnologia Social da agricultura familiar em Itabira

A Rede Camaco constitui um centro de desenvolvimento de tecnologias sociais e de fomento à economia solidária a partir de um modelo de produção da ciência e de aplicação da tecnologia em prol do desenvolvimento social de Mato Dentro, em Itabira-MG. A fim de minimizar os índices de desemprego e de trabalho informal e valorizar a agricultura camponesa, o projeto visa fornecer suporte aos agricultores familiares por meio do desenvolvimento de tecnologias sociais atuando em dois eixos: no circuito curto de comercialização e no planejamento e controle da produção.

Tecnologias emergentes a serviço da aprendizagem

Desde 2015, o projeto realiza ações inclusivas para o desenvolvimento de competências digitais em professores da Educação Básica. Dentre as atividades, foram realizados treinamentos on-line para professores de todo o Brasil, e 399 professores foram capacitados. Assim, acredita-se que o projeto representa uma significativa opção para democratizar o acesso ao conhecimento e ampliar a atuação da UNIFEI em âmbito regional e nacional.

Formação de professores para a interdisciplinaridade: articulando ensino de ciências, matemática e educação física

Proposto pelo Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores (GEIFOP), o projeto de extensão visa contribuir com a formação inicial e continuada dos professores da Educação Básica na UNIFEI, abrangendo Itajubá-MG e região. Dessa forma, realiza-se ações nas escolas para o desenvolvimento de práticas educativas que busquem a unidade entre conteúdo e metodologia, de maneira participativa e interdisciplinar. A iniciativa envolve docentes e licenciandos da UNIFEI, a qual propicia aos estudantes e professores da Educação Básica vivências para além do ensino expositivo e dos recursos didáticos tradicionalmente utilizados no ambiente escolar.

Conexão dos Saberes

O Conexão dos Saberes é um projeto de cunho social que existe há quase 11 anos em Itajubá-MG. Este trabalho é fruto da atividade de alunos da UNIFEI que atuam voluntariamente ministrando aulas de reforço escolar para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social à educação. Diante da diversidade do público (6 a 18 anos), as ações realizadas vão desde auxílio no processo de alfabetização até o preparo de alunos do Ensino Médio para os vestibulares.

Promovendo ações para o protagonismo do aluno da educação básica

Atento à demanda da Base Nacional Como Curricular (BNCC), que norteia a implementação do novo Ensino Médio, o projeto se compromete em propor ações nas quais o aluno deve ser o protagonista do seu processo de aprendizagem e a escola dialoga com a realidade dos jovens. Com base nesta realidade, o projeto propõe atividades que desenvolvam as habilidades e as competências descritas na BNCC, utilizando as metodologias ativas, especificamente o STEAM, dentro de uma visão empreendedora do Ensino de Ciências com a temática “a química dos sabonetes, desenvolvimento e venda”.

EDUCAÇÃO + E - LIXO: Ensino de Robótica para Estudantes de Escolas Públicas com a Reutilização do Lixo Eletrônico

O projeto visa reutilizar recursos eletrônicos descartados como lixo para a elaboração de kits de robótica. Esses kits serão utilizados, posteriormente, na criação de um material didático para a educação inclusiva de crianças e adolescentes em escolas da rede pública de Itajubá-MG. Dessa forma, além de uma educação socioambiental, a reutilização desses materiais pode proporcionar novas ferramentas de ensino e uma redução no custo de materiais de apoio à educação.

Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Itabira

A organização sem fins lucrativos Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Itabira desenvolve, desde 2012, ações de impacto social em sete diferentes áreas de atuação: comunicação, diversão, educação financeira, eletricidade, inclusão digital, meio ambiente e, mais recentemente, música. Divididos em equipes focadas em cada uma dessas áreas, os colaboradores do projeto oferecem, ao longo de todo o ano, cursos com certificação, palestras, oficinas, atividades, promovem eventos comemorativos e desenvolvem projetos de engenharia com foco nas necessidades da população itabirana em situação de vulnerabilidade. O projeto já impactou diretamente cerca de 3500 pessoas.

Desenvolvimento de aparato de desinfecção de pisos empregando exposição controlada de radiação ultravioleta

O projeto visa construir um protótipo de dispositivo de desinfecção de superfícies (pisos, paredes e objetos planos) por rolamento empregando radiação ultravioleta (UV-C). Tal ação, devido à capacidade da radiação de inativação do vírus causador da COVID-19 (SARS-CoV-2), de penetração em cantos, saliências e rugosidades da superfície, a facilidade de uso, sem provocar corrosão ou danos às superfícies desinfectadas, demonstra as vantagens de seu uso.

MedMaker - ciclo 2

O Projeto MedMaker visa desenvolver protetores faciais (Face Shields) para combate à COVID-19. Os protetores, no seu ciclo 2, serão direcionados para as Secretarias de Saúde do Sul de Minas, Vale do Paraíba, Exército brasileiro, parceiros da Imbel e profissionais que mantém seus atendimentos à nossa população.

Plataforma unificada de gerenciamento de dados médicos

O projeto desenvolve uma plataforma para a comunicação de dados clínicos entre os PSFs da cidade de Itajubá-MG e de pessoas por vídeo, texto e arquivos, registrando toda a comunicação em um servidor dedicado e Inteligência Artificial. Desta forma, as informações estarão em um único ambiente (controlado – Software Médico Dedicado) que possibilita a criação de mapas da saúde da população, o atendimento por videoconferência de patologias simples, o controle de consultas, a prescrição médica e a carteira de vacinação digitais, o controle de medicamentos, o histórico e o cadastro de pacientes e a consulta dos especialistas de plantão em outro PSF/Hospital.

Uso de Drones na administração de medicamentos e monitoramento de pacientes com COVID-19

O trabalho visa investigar aplicações baseadas em Drones para apoio logístico a situações provocadas pela pandemia da COVID-19 e propõe uma arquitetura para lidar com os diferentes cenários pandêmicos usando estudos de caso em tempo real. A arquitetura proposta utiliza câmeras no espectro visual para registrar movimentações e câmeras térmicas para registrar temperaturas corporais. A ação pode ser útil para acessar áreas de difícil acesso e distribuir insumos médicos necessários, tais como testes, máscaras etc.

Desenvolvimento de dispositivo automático para higienização com álcool em gel nas instalações da UNIFEI de forma preventiva à COVID-19

O projeto da Equipe é criar um dispositivo automático para higienização das mãos com álcool em gel, de maneira que evite o contato físico e a contaminação pelo uso interpessoal do equipamento, podendo ser utilizado com facilidade por todas as idades. Além de enfrentar o vírus e reduzir a contaminação da COVID-19, seguindo rigorosamente as recomendações do Ministério da Saúde, incentiva o intercâmbio entre a UNIFEI e a sociedade. Para o trabalho, a equipe executora encontra-se divida em três subáreas: Estrutura, Eletrônica e Automatização e a área de Gestão e Logística, na qual se realiza reuniões periódicas para verificação do projeto e coloca em prática as teorias aprendidas em sala de aula e no projeto de extensão Equipe Uai!rrior.