Projetos Culturais e Sociais financiados em 2021

CENTRO DE EXCELÊNCIA DE VÔLEI DE PRAIA: DA FORMAÇÃO AO RENDIMENTO

O projeto desenvolve um Centro de Treinamento de Excelência no Vôlei de Praia, atuando com crianças e adolescentes, entre 11 e 18 anos de idade, da rede pública de ensino. O treinamento acontece nas dependências do Centro de Educação Física e Esportes da UNIFEI e conta com o apoio dos servidores da área de Educação Física da instituição, e com bolsistas que desenvolvem o trabalho de comunicação, marketing, análise de dados e desenvolvimento de softwares. Assim, fomenta a prática do vôlei de praia na cidade de Itajubá, facilita o acesso da comunidade à modalidade e contribui com o desenvolvimento de atletas a longo prazo.

Podcast "Vamos nos reunir!" sobre as experiências de organização social da agricultura familiar no sul de Minas Gerais

O projeto tem como objetivo a divulgação e o intercâmbio das experiências, dos saberes e das boas práticas agroecológicas entre os agricultores, a partir de um programa de podcast no qual privilegia a oralidade do sujeito do campo e promove a inclusão digital rural a partir da apropriação de novas ferramentas tecnológicas.

Propostas de projetos de tratamento de esgoto descentralizados ou semicoletivo para o Bairro Pessegueiro/ Zona Rural- Itajubá/MG

Desde 2018, o Bairro Pessegueiro, zona rural da cidade de Itajubá-MG, é objeto de estudo quanto à qualidade e quantidade de água para abastecimento dos 300 moradores. Como resultado destas ações, detectou-se que a principal fonte de contaminação fecal da água é o lançamento de esgoto a céu aberto. Com intuito de solucionar este problema, as ações, em 2020, forneceram um projeto de rede de esgoto associado a várias alternativas para implantação de uma Estação de Tratamento de Efluentes- ETE para a região central do Bairro, bem como do refino no projeto de uma alternativa descentralizada (Tanque de Evapotranspiração e Círculo de Bananeiras) a ser executado em duas residências específicas. No entanto, exceto a implantação da alternativa descentralizada, os projetos da ETE e rede de esgoto, se mostraram com um custo elevado. Diante de todas as informações já obtidas da área central do Bairro, o projeto visa à elaboração de alternativas descentralizadoras para esta área – “ Mini- ETEs “, bem como da elaboração de um projeto de tratamento de esgoto para uma residência isolada localizada em outro setor do Bairro (Recanto dos Guimarães), bem distante da área central.

NewArmStrong

Com a ideia de criar meios de facilitar ajudar e/ou proporcionar uma melhor qualidade de vida às pessoas que possuem alguma deficiência e a sua inclusão social, o projeto trabalha com a tecnologia assistiva para o desenvolvimento e a construção de próteses motoras destinadas aos seres humanos por meio da tecnologia da impressão 3D por FDM (modelagem por fusão e deposição). As próteses desenvolvidas utilizarão materiais biodegradáveis a um baixo custo de produção, as quais serão doadas para pessoas portadoras de deficiência física motora.

Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores: Estudo contínuo e colaborativo em ciências e matemática para professores da Educação Básica

O projeto organiza um programa de formação contínua de professores da educação básica, tendo como princípio o estudo e a aprendizagem colaborativa. Nesse sentido, o projeto trata da criação e fomento do Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores (GEIFOP), que se caracteriza pela formação de grupos colaborativos de professores, formadores e licenciandos voltado ao planejamento, desenvolvimento e avaliação de propostas de práticas educativas em diversas temáticas. Nesta versão do projeto, a temática a ser trabalhada é: “O estudo das linguagens no ensino em Ciências, Matemática e Educação Física.

Segurança Química

O projeto desenvolve um curso que permite a formação básica em Segurança Química de alunos de graduação e de pós-graduação da UNIFEI, além de pessoas da comunidade em geral visto que produtos e substâncias químicas são utilizados por discentes de diferentes cursos e profissionais de diferentes áreas. Por ser um assunto relativamente novo, existe pouca informação sistematizada e disponível. A proposta, portanto, é partir dos conceitos mínimos preconizados pela Sociedade Americana de Química, fazer um compilado das informações existentes nas diferentes fontes, traduzi-las e categorizá-las em um curso que conterá videoaulas e material de apoio, e será oferecido em uma plataforma aberta a fim de facilitar o acesso de todos.

MUDANÇAS CLIMÁTICAS - Educação Socioambiental na área de Geração de Energia

Preocupado com os efeitos das mudanças climáticas noticiadas diariamente e com a ausência de detalhes técnicos para a compreensão total dos problemas que envolvem a geração de energia e a segurança energética de uma país, o projeto promove o intercâmbio de conhecimento gerado na UNIFEI, por meio da promoção de palestras, em turmas dos anos finais em escolas de Ensino Fundamental e em turmas iniciais do Ensino Médio, sobre as fontes de energia, sua utilização e seus impactos no meio ambiente. A promoção das palestras com a linguagem adequada ao público alvo e com a correta discussão da geração de energia por diferentes fontes, suas tecnologias, limitações, vantagens e impactos ambientais, visa estimular a discussão em aulas de ciências e de geografia, sobre o futuro da energia para os alunos em formação, e despertar vocações para o estudo de engenharia.

Projeto Trilhas: educação socioambiental, cultura e turismo sustentável

A partir de ações de educação socioambiental, o projeto tem por objetivo geral analisar e sinalizar uma trilha caminhável de 4 quilômetros, localizada na zona rural do município de Delfim Moreira. Em meio à uma área de pequenas comunidades rurais e vegetação nativa da Mata Atlântica, tal trilha buscará ligar o complexo de cachoeiras da região da Boa Esperança (Bairro Buriqui) ao Mirante do Balanço Infinito (Bairro São Francisco dos Campos), localizado na crista da Serra da Mantiqueira, próximo da divisa entre os Estados de Minas Gerais e São Paulo.

Revista Aman-Ti-Kyr: Estudos Interdisciplinares em Educação

Este projeto trata da produção e publicação de uma revista de divulgação científica como atividade extensionista. A revista é um periódico semestral da área da educação, de postura interdisciplinar, que começou a ser editada em 2017. Por meio das seções (Artigo, Entrevista, Resenha, Voz do Aluno, Práticas Docentes e Poetando), o periódico possibilita a interação entre os vários sujeitos que compõem a trama educacional. Devido à notoriedade que a divulgação científica ganhou nos últimos anos, a sua importância é ressaltada como ferramenta de democratização da ciência e da alfabetização científica de cidadãos não especializados para que tomem decisões embasadas em fatos e possam refletir criticamente sobre o papel social da ciência.

Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Itabira

A organização sem fins lucrativos Engenheiros Sem Fronteiras – Núcleo Itabira desenvolve, desde 2012, ações de impacto social em sete diferentes áreas de atuação: comunicação, diversão, educação financeira, eletricidade, inclusão digital, meio ambiente e, mais recentemente, música. Divididos em equipes focadas em cada uma dessas áreas, os colaboradores do projeto oferecem, ao longo de todo o ano, cursos com certificação, palestras, oficinas, atividades, promovem eventos comemorativos e desenvolvem projetos de engenharia com foco nas necessidades da população itabirana em situação de vulnerabilidade social. O projeto já impactou diretamente mais de 5000 pessoas.

Tecnologias Emergentes

Desde 2015, o projeto realiza ações inclusivas para o desenvolvimento de competências digitais em professores da Educação Básica. O projeto é pioneiro nas ações de formação para o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Dentre as atividades, destaca-se a formação on-line para docentes de todo o Brasil, e a capacitação de 494 professores. Para o ano de 2021, estipula-se oferta de dois cursos on-line sobre a temática, adotando o Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (Technological Pedagogical Content Knowledge – TPACK) como modelo de concepção dos cursos.

Divulga BINGO: Divulgação Científica do Projeto "Baryon Acoustic Oscillations in Neutral Gas Observations"

O projeto tem por objetivo criar e implementar ações de divulgação científica associadas ao Projeto BINGO. Esse projeto se constitui no desenvolvimento de um radiotelescópio que está sendo construído no sertão do estado da Paraíba e do qual a UNIFEI faz parte da equipe de divulgação científica. As ações de divulgação, on-line e presencial, serão planejadas e executadas em padrão de apresentações para palestras e lives sobre o projeto, além da elaboração de um curso básico sobre radiotelescópios a ser desenvolvido em plataforma aberta. Além disso, prevê a realização de uma exposição sobre o projeto no espaço Interciências da UNIFEI para a comunidade de Itajubá.

Disseminação de informações hidrometeorológicas e ambientais para a população itajubense

O município de Itajubá é frequentemente atingido por precipitação intensa durante a estação chuvosa, que se estende de outubro a março, no sudeste do Brasil. Nesse período, a precipitação que atinge o município e que ocorre ao longo do rio Sapucaí pode causar inundações. O transbordamento do rio, bem como os alagamentos em vários setores da cidade, são problemas que a população itajubense se depara ano a ano. Tentando amenizar esses problemas, o projeto objetiva a retomada das atividades do monitoramento do nível do rio Sapucaí e a disponibilização das informações à comunidade; a divulgação da importância do reaproveitamento, da reciclagem e armazenamento adequado de resíduos sólidos e líquidos para evitar acúmulo de lixo em vias públicas, destacando o trabalho dos catadores de material reciclável como agentes ambientais; a contribuição para a disseminação da educação ambiental crítica e reflexiva e o envolvimento dos estudantes de graduação nas atividades propostas.

Desenvolvimento de um aplicativo móvel para o posicionamento de pessoas com deficiência visual dentro dos prédios da UNIFEI

Este projeto busca contribuir com a missão do Núcleo de Educação Inclusiva – NEI, da UNIFEI, na promoção de ações para inclusão de pessoas com deficiência em relação à mobilidade e ao auxílio na popularização de iniciativas tecnológicas para torná-las comuns no dia-a-dia de pessoas com deficiência visual. Em projetos anteriores, a criação de mapas táteis utilizando impressoras 3D Projetos facilitou o posicionamento dos deficientes visuais dentro da UNIFEI. Contudo, após testar a viabilidade dos mapas com deficientes visuais vinculados ao CAIDI (Centro de Apoio e Integração do Deficiente de Itajubá), perceberam-se sérias dificuldades na interpretação dos mapas táteis. Assim, o projeto propõe desenvolver um aplicativo móvel, que utilize recursos de realidade aumentada e estímulos auditivos, para facilitar o posicionamento de deficientes visuais dentro de prédios. O aplicativo será inicialmente desenvolvido para um prédio piloto da UNIFEI e testado com usuários finais vinculados ao CAIDI.

Conexão dos Saberes

O Conexão dos Saberes é um projeto de cunho social que existe há mais de 10 anos em Itajubá. Este trabalho é fruto da atividade de alunos da UNIFEI que atuam voluntariamente ministrando aulas de reforço escolar para crianças e adolescentes carentes. O projeto, no presente momento, atua no abrigo Anjo Acolhedor e na Escola Estadual Antônio Rodrigues de Oliveira, atendendo cerca de 60 crianças e adolescentes. Diante da diversidade do público (6 a 18 anos) as ações realizadas vão desde auxílio no processo de alfabetização de crianças até o preparo de alunos do Ensino Médio para os vestibulares.

ComCiência: Desenvolvimento da coleta seletiva no município de Itajubá-MG com ênfase na organização da coleta do vidro

Apesar do vidro ser integralmente reciclável, este resíduo ainda não atingiu índices relativamente altos de coleta nos municípios. Dentre os fatores que explicam este fato, destaca-se o peso das embalagens e o risco de acidentes de trabalho, assim como o baixo preço de venda do resíduo. Diante do exposto, este projeto fomenta a reciclagem de vidros no município de Itajubá-MG e estabelece meios de comunicação para orientação da população itajubense sobre a forma adequada de realizar o descarte do material reciclado com ênfase no vidro. O projeto se desenvolve em duas linhas, sendo a primeira destinada a estruturação, alocação, estudo e monitoramento de lixeiras apropriadas ao descarte do vidro, e a segunda voltada para a produção de materiais informativos e realização de campanhas de conscientização da população.

Colóquios Interdisciplinares

Dando continuidade à série de colóquios cuja temática gira em torno da interdisciplinaridade, o projeto busca um envolvimento da comunidade universitária e da sociedade como um todo em atividades multidisciplinares na construção do conhecimento e de parcerias para a discussão de problemas atuais do cenário científico, tecnológico e social. Os colóquios têm servido como método efetivo de divulgação científica, atraindo jovens universitários para a investigação científica.

A pesquisa no ensino fundamental: princípios norteadores desenvolvidos em material didático

A pesquisa é de suma importância no processo de ensino-aprendizagem, pois permite o desenvolvimento da criticidade e a formação do sujeito consciente e atuante na sociedade. Neste projeto, o objetivo principal é contribuir com o aprimoramento das atividades de pesquisa enquanto instrumento de construção do conhecimento escolar e consequente melhoria da qualidade do ensino, a partir da elaboração de um material didático para uso no Ensino Fundamental II.

Time Enactus Unifei Itajubá

O Projeto Time Enactus Unifei Itajubá faz parte do movimento Enactus. A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos presente em 37 países, congrega mais de 72.000 estudantes universitários e seus professores em mais de 1.730 campi universitários ao redor do mundo. A proposta se baseia em estimular estudantes universitários a desenvolver projetos que visem melhorar as condições de vida de comunidades, em que incrementam as suas habilidades para se tornarem líderes do futuro com visão empreendedora e com responsabilidade socioambiental sobre os negócios. Em 2021, o foco de atuação do Time Enactus Unifei será em duas comunidades: Centro de Assistência Psicossocial de Itajubá – Álcool e Drogas (CAPS-A) e moradores da Reserva Ecológica da Serra dos Toledos na zona rural de Itajubá. Na ação extensionista no CAPS-AD, pretende-se promover a autoestima, a cidadania e as habilidades necessárias para a inserção dos dependentes químicos que frequentam o CAPS-AD no mercado de trabalho. Em relação à comunidade da Reserva Ecológica da Serra dos Toledos, o objetivo é impactar a realidade do saneamento básico na zona rural de Itajubá – MG.

Projeto Ser Criança: o mundo digital e suas consequências nos desenvolvimentos físico e cognitivo das crianças e dos adolescentes

O público infantil foi diretamente atingido pelos efeitos negativos da pandemia. Um dos efeitos foi o aumento da exposição de telas e outras mídias digitais. Apesar de existir diversas orientações sobre tais exposições na literatura, nem sempre elas são de fácil entendimento, lúdicas ou acessíveis aos diversos públicos. Diante dessa demanda, surge este projeto, cujo principal objetivo será criar vídeos e materiais informativos que possam ser acessados por todos os discentes e docentes das escolas municipais e estaduais.

Reciclagem do vidro: construindo uma coleta sustentável e inclusiva

O projeto tem por objetivo ampliar a coleta de vidro e a renda de catadores de materiais recicláveis, por meio do desenvolvimento e implementação de um sistema de coleta para grandes geradores de resíduos sólidos urbanos (RSU) em Itajubá-MG. Coloca-se como meta futura a implantação de um sistema-piloto de coleta de vidro com efetiva destinação do material coletado para a indústria. O projeto é estruturado em três eixos que se sobrepõem e complementam: mapeamento e diagnóstico, formação e educação ambiental, planejamento e prototipagem. O processo conta com ações de educação ambiental e divulgação realizadas por profissionais do campo da cultura e das artes visando a promoção de novas práticas de descarte de resíduos e de consumo consciente.

Elaboração do Aplicativo SIG-Web para Disponibilização de Dados gerados no âmbito das pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Topografia e Geoprocessamento – GEOAMB, Campus Itabira

Grande parte das pesquisas realizadas no Laboratório de Topografia e Geoprocessamento – GEOAMB, Campus Itabira, já foi publicada em periódicos e eventos científicos. Contudo, tais publicações não disponibilizam a informação geoespacializada de forma que seja possível seu emprego como base de dados para consultas e outros trabalhos. Neste cenário, o projeto tem por objetivo a elaboração de um SIG-Web alimentado com as bases de dados geradas no âmbito das pesquisas desenvolvidas.

CoreTech - Divulgação de conhecimento a respeito de tecnologia utilizando redes sociais

O CoreTech é um projeto que promove a valorização da área da Computação (e áreas relacionadas) por meio da troca de informação entre professores, profissionais e estudantes do ensino médio e/ou profissionalizante interessados pela área de TI, com foco específico na interação entre os diferentes atores no contexto regional de Itabira. Adicionalmente, o projeto visa a inclusão social a fim de atingir o público surdo-mudo, oferecendo a disponibilização dos materiais elaborados com legendas e/ou libras em plataformas digitais de conteúdo multimídia, como exemplo, livestream do Youtube, Facebook, Instagram entre outros.

Análise Espacial em Saúde: Instrumento de apoio nas ações de combate à Covid-19 na atenção primária em saúde do SUS

Com o uso de instrumentos de geoprocessamento, a análise espacial em saúde é uma metodologia de aplicação relevante no âmbito das ações de vigilância nos Serviços de Saúde, em que contribui para o planejamento das ações de prevenção e de promoção da saúde. Este projeto visa integrar atores no combate à Covid-19 pela formação básica em análise espacial dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), que atuam em vigilância na região do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Sapucaí. Além disso, busca identificar as realidades sanitárias da região de abrangência para, além da Covid-19, definir prioridades para uso da metodologia de análise e estabelecer uma proposta inicial de trabalho conjunto visando à cooperação entre o SUS local e a UNIFEI no âmbito da análise espacial em saúde.

Popularização de Empreendedorismo e Inovação por meio de mídias digitais

A proposta é disseminar o empreendedorismo e a inovação, apresentando diversas formações e complementações de estudo para apoiar e auxiliar os empreendedores. As ações acontecem de forma on-line, gratuita e aberta a todos, a fim de alcançar um maior número de pessoas. As atividades estão divididas em 2 frentes: Popularização e Formação Dinâmica (“Empreendedores de Segunda”; “Toc na Cuca”; “Glossário empreendedor” e “Viradão Empreendedor”) e Formação Aprofundada (Semana Intensiva e Formação aprofundada).

Capacitação e aprimoramento da atuação dos membros dos órgãos ambientais municipais: uma nova edição

Este projeto promove uma nova edição da capacitação realizada no ano de 2020, a fim de melhorar a atuação dos membros dos órgãos municipais de meio ambiente do Brasil, com enfoque nas cidades de Minas Gerais e São Paulo próximas a Itajubá. O aprimoramento da atuação dos membros dos órgãos ambientais municipais ocorre por meio da realização de um curso on-line, com carga horária de 30h e duração de 4 semanas, abordando diversos temas da área ambiental e de atuação dos profissionais dos órgãos ambientais municipais. Para um diagnóstico da gestão ambiental municipal dos envolvidos na capacitação, será aplicado um questionário.

NOSSA CALÇADA

O projeto “Nossa Calçada” é um projeto realizado em parceria com o LabMap (Laboratório de Ação Direta para a Mobilidade à pé). O objetivo do trabalho é elaborar um manual de conservação e fiscalização das calçadas na cidade de Itabira-MG. Os objetivos do estudo incluem obter dados sobre a utilização das calçadas em Itabira tais como: o perfil de quem caminha e qual sua avaliação do sistema viário para caminhar. A finalidade deste trabalho é contribuir para a elaboração de um manual para construção de calçadas que reflita as condições locais de caminhabilidade e de acessibilidade.

Conectando o campo e a cidade: comercialização na agricultura familiar

O projeto fornece apoio aos produtores e agricultores locais de Itajubá-MG na construção de redes de comercialização para atender tanto a população em geral quanto estabelecimentos de alimentação como restaurantes, lanchonetes e empreendimentos domiciliares de entrega de refeições. Sob perspectivas da economia solidária e dos desenvolvimentos local e rural, é necessário reposicionar o sistema alimentar para torná-lo mais sustentável e resiliente. A execução do projeto está estruturada em três eixos que se sobrepõem e complementam: mapeamento e diagnóstico, planejamento e experimentação.

Rede Camaco de Engenharia Popular: economia solidária e tecnologia social

A Rede Camaco constitui um centro de Engenharia Popular voltado ao apoio a movimentos sociais e populares no desenvolvimento de tecnologias sociais e no fomento à geração de renda de base solidária. O projeto trabalha no desenvolvimento socioeconômico da região de Mato Dentro, Itabira-MG a partir da perspectiva popular e da perspectiva crítica da teoria da dependência. A rede tem dois focos: a atuação na periferia urbana pelo seu grande potencial produtivo e pela criação de círculos curtos de comércio; e a agricultura familiar de base camponesa, na qual a forma de uso da terra permite uma maior distribuição de renda, a criação e o uso de técnicas agroecológicas que respeitam o meio ambiente e as tradições culturais regionais.

Rede local de economia solidária: reconhecimento e fortalecimento do artesanato em Itajubá

O projeto tem por objetivo central a constituição de uma rede local de economia solidária, envolvendo empreendimentos de artesanato e instituições públicas governamentais ou não governamentais do município de Itajubá-MG. Assumindo um caráter de cooperação, associações de artesanato e artesãos autônomos podem constituir uma rede solidária em prol de interesses mútuos, como melhores condições de trabalho, compras coletivas de materiais e insumos e proposição de políticas públicas específicas nos campos da economia da cultura e da economia solidária. O projeto será estruturado em quatro eixos que se sobrepõem e complementam: pesquisa, formação, planejamento e experimentação, e será acompanhado pelas Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCPs).

Por que comemorar o centenário da Semana de Arte Moderna na Universidade Federal de Itajubá?

Este projeto apresenta uma proposta de extensão vinculada à temática da comemoração do centenário da Semana de Arte Moderna que acontece em fevereiro de 2022. A iniciativa não busca apenas celebrar o centenário, mas também estender a significação da data para os estudos de Educação em Ciências e em Ciência, Tecnologia e Sociedade. O contexto histórico pertinente evidencia que a ruptura com os padrões estéticos tradicionais, proposta pelos modernistas, é decorrente dos avanços tecnológicos característicos do final do século XIX. Fundamentado nas Ciências Humanas e Sociais, como um projeto do Núcleo de Humanidades e Linguagens (NHL) do Centro de Educação (CEDUC), são previstas a execução de debates por meio de tecnologias digitais e a elaboração de uma exposição virtual.