Projetos Culturais e Sociais financiados em 2022

Inclusão de crianças e adolescentes socioeconomicamente vulneráveis usando atividades para motivação em carreiras nas áreas de Ciência e Engenharia

O projeto pretende desenvolver trabalhos que visam a popularização das ciências e a aplicação da engenharia a fim de motivar as crianças atendidas pelo Centro de Apoio Nossa Senhora do Sagrado Coração (popularmente conhecida como Granja) em Itajubá, a se interessarem pelas das carreiras em ciências, matemática e engenharia (internacionalmente conhecida como STEM- Science, Technology, Engineering or Math).

Elaboração de um modelo de sistema de esgotamento sanitário para zona rural: estudo de caso do bairro rural Pessegueiro / Itajubá

O projeto do sistema de esgotamento sanitário será apresentado à comunidade de modo que esta possa buscar recursos públicos ou privados para sua execução. Assim foi desenvolvido um modelo de gestão que possibilite a comunidade, com o apoio do poder público,  gerir o sistema de esgotamento sanitário do bairro Pessegueiro. Espera-se que a implantação do sistema de esgoto sanitário possa melhorar as condições sociais, ambientais e de saúde da população local, e obter uma solução técnica eficiente e de baixo custo de tratamento de esgoto associado a um modelo de gestão que possa ser difundido para outras.

Divulgação botânica: Flora da Mantiqueira

O projeto visa envolver a população com o conhecimento a respeito da flora do ambiente que tiveram como um elemento chave para ações de conservação e planejamento ambiental.

Disseminação de informações hidrometeorológicas e ambientais para a população itajubense - edição 2022

O presente projeto tem como objetivos: (a) a manutenção do sistema de monitoramento do nível do Rio Sapucaí e disponibilização das informações à comunidade ; (b) simulação de eventos de inundação no rio Sapucaí e nos afluentes da zona urbana do município, e a atualização dos mapas das áreas inundáveis. Esses objetivos têm o intuito de oferecer aos usuários do sistema de alerta de enchentes informações de um evento de inundação, tais como: previsão da cota a ser atingida, hora da chegada, e o tempo para transpassar pela cidade.

Feira de Saúde Comunitária Itabirana

O projeto se baseia no princípio da promoção da saúde, definida como estratégia fundamental no intuito de alcançar a melhoria da qualidade de vida da população tendo em vista os determinantes sociais que influenciam no processo saúde-doença dos indivíduos.

Máquinas de Leonardo da Vinci - 2022

Com o objetivo de apresentar as idealizações do mestre Leonardo da Vinci, este projeto visa a confecção de materiais lúdicos para trabalhar em oficinas de aprendizagem utilizando as máquinas de Leonardo da Vinci, invenções e processos inventivos em várias áreas do conhecimento de da Vinci, como, por exemplo, artes, física e matemática.

New ArmStrong

Como objetivo principal, visa-se o desenvolvimento e a construção de próteses motoras destinadas aos seres humanos por meio da tecnologia da impressão 3D por FDM (modelagem por fusão e deposição). As próteses desenvolvidas utilizarão materiais biodegradáveis a um baixo custo de produção, as quais serão doadas para pessoas portadoras de deficiência física motora.

POMAR URBANO COMUNITÁRIO DO BAIRRO ANHUMAS

O projeto busca integrar docentes, servidores e alunos da Universidade, com moradores do Bairro Anhumas, na cidade de Itajubá. A integração pretendida se dá através do plantio de mudas arbóreas, arbustivas e frutíferas, pequenos canteiros de hortaliças e plantas ornamentais, bem como o cuidado na preservação do curso d’água que corta o terreno da área verde adotada para o projeto, resultando em um processo de implantação de Sistema Agroflorestal (SAF), denominado Pomar Urbano Comunitário do Bairro Anhumas.

Projeto Recriar

Esta iniciativa procura atuar em modificações no processo de reciclagem, criando um diferencial de agregação de valor à atividade para vários tipos de materiais, como: plásticos, papel, vidro, eletrônicos de maneira geral, metais não ferrosos, etc. Nesta proposta pretende-se iniciar o envolvimento com esta atividade chamada “Projeto Recriar”, com este foco inicial exclusivo em reciclagem de lixo eletrônico, mais especificamente, nas lâmpadas LED.

Disseminação de Cultura de Segurança Química na Unifei parte II: o desenvolvimento do Plano de Emergência

Este projeto visa dar continuidade ao processo de desenvolvimento de uma cultura em segurança na Unifei. Isso será realizado por meio de um curso de preparação da comunidade para as emergências químicas, visto que produtos químicos são utilizados nas diferentes atividades e diversos podem ser os acidentes ou incidentes que os envolvem, desde uma queimadura até incêndio, derrame, explosão, etc. podendo afetar tanto a comunidade interna quanto externa.

Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores: abordagens práticas investigativas para novos contextos de ensino

Este projeto de extensão tem por objetivo dar continuidade a um programa de formação de professores da Educação Básica, que tem como princípio o estudo e a aprendizagem colaborativa, através do fomento ao Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores (GEIFOP). O GEIFOP se caracteriza pela formação de grupos colaborativos de professores da Educação Básica, formadores, mestrandos e estudantes dos cursos de Licenciatura desta instituição, voltado ao planejamento, desenvolvimento e avaliação de propostas de práticas educativas em diversas temáticas.

Desenvolvimento de projetos de engenharia para revitalização das instalações do Parque Ecológico do bairro Juca Batista em Itabira - MG

O objetivo principal deste projeto de extensão universitária é o de desenvolver projetos de engenharia para nortear a revitalização do Parque Ecológico do bairro Juca Batista em Itabira – MG, que atualmente se encontra em estado de completo abandono.

Projeto SIMBIOSE nos Marins

O projeto aborda aspectos de ensino com a aplicação do propósito e conhecimentos gerados em várias disciplinas da graduação, de pesquisa com a geração de mapas temáticos, diagnóstico local e trabalho de conclusão de curso, e de extensão com a geração de guias ambientais digitais e proposta de curso on-line para profissionais e simpatizantes ligados ao turismo e meio ambiente, interessados no tema de preservação ambiental da referida região.

Rede Camaco de Engenharia Popular: Preservação ambiental e associativismo na coleta de materiais recicláveis

A Rede Camaco constitui um centro de Engenharia Popular voltado ao apoio a movimentos sociais e populares no desenvolvimento de tecnologias sociais e no fomento à geração de renda de base solidária a partir de um modelo de produção da ciência e de aplicação da tecnologia que valoriza os conhecimentos e saberes do povo trabalhador brasileiro

Renewable Energies Open Education for Sustainanable and Smart Living

O projeto tem por objetivo apoiar ações de desenvolvimento de atividades de difusão e popularização de conhecimentos científicos e tecnológicos em energias renováveis, cidades inteligentes e sustentabilidade energética. A partir de kits de energias renováveis disponíveis no Smart Grids Laboratory do aPTIs SG2 (http://aptis-sg2-unifei.blogspot.com/) alunos bolsistas elaborarão guias de experimentos conceituais, que serão filmados e disponibilizados em canal no Youtube para acesso amplo e inclusivo a todos os alunos e professores dos ensinos fundamental, médio e superior.

REVISTA AMAN-TI-KYR: estudos interdisciplinares em educação

Este projeto trata da produção e publicação de uma revista de divulgação científica como atividade extensionista. Pretende-se, com as ações do projeto, manter a publicação de três edições anuais do periódico nas versões online e PDF, assim como ampliar o escopo e as ações de divulgação científica por meio da revista nas escolas das redes pública e privada de Itajubá. Além disso, pretende-se elaborar e ofertar materiais formativos aos professores da rede de educação básica para uso pedagógico de textos de divulgação científica da revista.

Curso de Extensão: Práticas sobre Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade (Parte II)

Trata-se de continuidade do Curso de Extensão: Práticas sobre Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade realizado no ano de 2021, aqui acrescido como Parte II. Reitera-se a pretensão de divulgação dos resultados das pesquisas realizadas no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade (PPG DTecS), com o objetivo de apresentar as possibilidades para subsídios de políticas de desenvolvimento local e de intervenções para regiões em processo de desenvolvimento, a partir do Sul de Minas Gerais.

Conhecendo o fazer ciência por meio de atividades de divulgação científica

Este projeto tem por objetivo desenvolver e analisar ações de divulgação científica que possam promover maior aproximação de crianças e adolescentes da educação básica com a ciência e o trabalho de cientistas. O projeto será pautado em estudos sobre a natureza da ciência e em modelos dialógicos de divulgação científica.

ComCiência: Organização da coleta seletiva nas repúblicas estudantis de Itajubá-MG

Este projeto tem como objetivo organizar a coleta seletiva nas repúblicas estudantis de Itajubá-MG. Para isso, traçou-se cinco linhas de trabalho, sendo elas: a) busca ativa dos moradores de repúblicas estudantis; b) conscientização e organização do descarte de material reciclado nas repúblicas; c) organização da coleta do material reciclado pelo catador; d) quantificação do material reciclado coletado; e) criação de um canal de comunicação e; f) reconhecimento da colaboração das repúblicas participantes.

Trajetória da Cabaça na Terra Caipira Paulista e Mineira - Exposição Itinerante

A proposta do projeto de extensão será uma continuidade das ações da pesquisa de mestrado (em andamento) do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade – DTecS Unifei, que se desenvolve na área do Design e Território com o diálogo entre tradição e inovação para valorizar as identidades produtos locais caipiras.

De 22 a 22: Antropofagias brasileiras

O projeto apresenta uma proposta de extensão vinculada à temática da comemoração do centenário da Semana de Arte Moderna, em continuidade às ações desenvolvidas no projeto “Por que comemorar o centenário da Semana de Arte Moderna na Universidade Federal de Itajubá?” Objetiva-se estender as ações de comemoração às múltiplas significações da data a partir dos conceitos de brasilidade e antropofagia cultural. Entende-se como múltiplas significações o elo entre 1822, data histórica da independência do Brasil, 1922, ano de ocorrência da Semana de Arte Moderna, e 2022.

Cultura e Meio Ambiente: nos meandros do Alto Sapucaí

O projeto tem por objetivo geral diagnosticar, organizar e divulgar informações sobre um trecho navegável do Rio Sapucaí, auxiliando na preservação de seu patrimônio ambiental natural e patrimônio cultural imaterial.

Colóquios Interdisciplinares

O projeto dá continuidade à série de colóquios cuja temática gira em torno da interdisciplinaridade, buscamos um envolvimento da comunidade universitária e da sociedade como um todo em atividades multidisciplinares na construção do conhecimento e de parcerias para a discussão de problemas atuais do cenário científico, tecnológico e social.

Canal inclusivo: promovendo inclusão pela informação

Este projeto tem por objetivo elaborar um canal inclusivo a fim de proporcionar aos professores da educação básica, da educação superior e alunos dos cursos de licenciaturas, tanto da Unifei quanto de outras instituições, diálogos relacionados à temática inclusiva, possibilitando a troca de informação relacionada ao assunto.

Aplicativo móvel para o posicionamento de pessoas com deficiência visual dentro de prédios.

Este projeto busca contribuir com a missão do Núcleo de Educação Inclusiva – NEI da UNIFEI, especificamente na promoção de ações para inclusão de pessoas com deficiência, ajudando a diminuir as dificuldades atuais com relação à mobilidade e auxiliar na popularização deste tipo de iniciativas para torná-los comuns no dia-a-dia de pessoas com deficiência visual.

Jornada de Física para Alunos do Ensino Médio – 2022

Este projeto visa a organização de uma Jornada de Física voltada para alunos de Ensino Médio, caracterizada por atividades presenciais variadas (palestras, experiências laboratoriais, oficinas, trabalhos de campo, dentre outras); a serem desenvolvidas pelos discentes dos cursos de Física, no campus da Unifei em Itajubá. A Jornada visa oferecer oportunidade para nossos discentes efetuarem atividades de extensão, em conexão direta com a comunidade local; dar maior visibilidade aos cursos de Física dentre os alunos de Ensino Médio da região; descobrir alunos talentosos que possam vir a ser futuros alunos da Unifei; promover e difundir a Física como um conhecimento essencial para o desenvolvimento do Brasil e do mundo.

Sua Ciência na Unifei

O objetivo desse projeto é promover ações de DC, em parceria com o Instituto Sua Ciência (ISC), que deem maior visibilidade à ciência nacional, com destaque para os trabalhos desenvolvidos na UNIFEI. Para tal, são propostas as seguintes ações: i) DC da Unifei nos canais de comunicação do ISC, abordando conteúdos como: pesquisas desenvolvidas; carreira dos pesquisadores; laboratórios de pesquisa; ii) palestras sobre DC com convidados que sejam pesquisadores e/ou produtores de conteúdos de DC. 

CENTRO DE EXCELÊNCIA EM VÔLEI DE PRAIA: DA FORMAÇÃO AO RENDIMENTO

O presente projeto busca desenvolver um Centro de Excelência em Vôlei de Praia, atuando com crianças e adolescentes, entre 11 e 18 anos de idade, estudantes da rede pública de ensino. As aulas do projeto ocorrerão na Universidade Federal de Itajubá.