Projetos Culturais e Sociais financiados em 2023

CENTRO DE EXCELÊNCIA DE VÔLEI DE PRAIA: DA FORMAÇÃO AO RENDIMENTO

O projeto desenvolve um Centro de Treinamento de Excelência no Vôlei de Praia, atuando com crianças e adolescentes, entre 11 e 18 anos de idade, estudantes de escolas de Itajubá-MG e região. O treinamento acontece nas dependências da Universidade Federal de Itajubá e conta com o apoio dos docentes, de técnicos administrativos e de discentes da instituição. É objetivo principal deste projeto contribuir com a formação integral das crianças e adolescentes participantes, por meio da prática do vôlei de praia.

ONG Engenheiros da Alegria

O projeto de extensão Engenheiros da Alegria promove atividades sociais que contribuam para o caráter humano e seu desenvolvimento, bem como garante, através de suas ações, uma perspectiva social inclusiva, sustentável e filantrópica. O lema do projeto proposto à sociedade é: Tudo Por Um Sorriso, com o intuito de impactar e transformar o mundo ao nosso redor, e com as metas da Agenda 2030, implementa os cinco princípios orientadores: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias (5 P`s).

Divulgação botânica: Plantas da Mantiqueira Fase 2

Este projeto promove o conhecimento em botânica na região de Itajubá-MG, com vistas ao combate à Distração Botânica, iniciada na Fase um. Para alcançar este objetivo, o projeto age em quatro eixos principais, sendo eles: subsídio à coleção botânica; produção de conteúdo científico; realização de eventos de divulgação científica; e campanha de divulgação em redes sociais. Todo o esforço resulta na formação em extensão de alunos da Unifei, na melhoria do acervo de espécimes de plantas da região, na divulgação ampla do conteúdo produzido por meio das redes sociais e em trabalhos científicos a serem submetidos em eventos e periódicos indexados.

Agricultura sustentável no sul de minas gerais

O município de Itajubá carece de projetos de cunho agroecológicos que apontem as vantagens ambientais, econômicas e sociais da implementação destes sistemas para os pequenos produtores rurais. Sendo assim, este projeto  sensibiliza os pequenos agricultores rurais quanto à aplicação de um sistema agroecológico em suas propriedades rurais e a conscientiza  alunos da rede estadual de ensino quanto a importância de se produzir mais, impactando menos, através da produção de adubo em composteiras caseiras.

Pomar Urbano Comunitário do Bairro Anhumas

Visando a colaboração entre a universidade, a sociedade e o meio ambiente, o presente projeto integra a Unifei com moradores do Bairro Anhumas, em Itajubá-MG. A integração se dá através do plantio de mudas arbóreas, arbustivas e frutíferas, pequenos canteiros de hortaliças e plantas ornamentais, bem como o cuidado na preservação do curso d’água que corta o terreno da área verde adotada para o projeto, resultando em um processo de implantação de Sistema Agroflorestal (SAF), denominado Pomar Urbano Comunitário do Bairro Anhumas.

Cartografia sonora: mapeamento participativo com uso de celulares

Este estudo estabelece uma cartografia sonora participativa, envolvendo a confecção de mapas de ruído e sonoros. É desenvolvido com a participação de uma amostra de estudantes e professores(as) de ensino médio de escolas públicas de Itajubá-MG. Os mapas são confeccionados com o suporte de celulares, dotados de aplicativo específico e instrumentos convencionais de medição de níveis sonoros, compreendendo o entorno das escolas. O sistema de informação geográfica QGis deverá ser empregado para permitir análise espacial da distribuição dos níveis sonoros sobre a área definida. Espera-se que estudantes e professores(as) se sensibilizem sobre a temática saúde urbana, a partir do contexto do ruído.

Treino OBMEP Terceiro Nível

Este projeto oferece atividades de preparação para a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) do terceiro nível aos alunos do 9º ano do ensino fundamental e alunos do ensino médio das escolas de Itajubá-MG. Tal projeto conecta-se diretamente à forma de ingresso universitário via Vagas Olímpicas, recentemente implementadas em diversas universidades como USP, Unicamp, Unesp, Unifei, etc. Dentre vários objetivos, o projeto destaca atrair bons candidatos para universidades públicas, especialmente para a Unifei.

Monitorias voluntárias para alunos da Educação Básica

O objetivo principal do projeto é proporcionar aos alunos do ensino médio de Itajubá-MG e região, a oportunidade de participarem de atividades de monitoria e plantões de dúvidas sobre conteúdos curriculares da Educação Básica.  As monitorias são oferecidas por estudantes de graduação da Unifei em ambiente on-line ou em espaços fornecidos por instituições parceiras que aderirem ao projeto. Além de um projeto de extensão, é, também, um processo de formação para os estudantes da Unifei que participam voluntariamente como monitores das disciplinas em horários definidos pela coordenação do projeto.

Renewable Energies Open Education for Sustainanable and Smart Living II (Educação Aberta em Energias Renováveis para Vivência Inteligente e Sustentável II)

O projeto tem por objetivo apoiar ações de desenvolvimento de atividades de difusão e popularização de conhecimentos científicos e tecnológicos em energias renováveis, cidades inteligentes e sustentabilidade energética. A partir de kits de energias renováveis disponíveis, alunos bolsistas apresentam diversos experimentos conceituais e discutem oportunidades de ações de eficiência energética em escolas de Itajubá-MG. Será desenvolvida uma pesquisa aplicada às realidades de consumo energético de cada escola e avaliadas possibilidades conjuntas de sustentabilidade energética.

Meninas com deficiência na Ciência

Mesmo diante de todo o aparato legal, as pessoas com deficiência ainda encontram diversos obstáculos na sociedade. Entre eles é possível citar as dificuldades que os professores possuem para abordar os conteúdos, em especial os das áreas de Ciências, de forma inclusiva. Do mesmo modo, quando lança-se o olhar para o contexto das meninas com deficiência nas aulas de Ciências, verifica-se que em muitos momentos, elas vivem um duplo desafio: o do padrão de corpo imposto pela sociedade e o sexismo. Diante disso, o presente projeto tem como objetivo propor ações que visam contribuir para mudar esse cenário, a partir de atividades experimentais realizadas nas escolas de Itajubá.

REVISTA AMAN-TI-KYR: estudos interdisciplinares em educação

Este projeto trata da produção e publicação de uma revista de divulgação científica como atividade extensionista. A revista é um periódico semestral da área da educação, de postura interdisciplinar, que começou a ser editada em 2017. Por meio das seções (Artigo, Entrevista, Resenha, Voz do Aluno, Práticas Docentes e Poetando), o periódico possibilita a interação entre os vários sujeitos que compõem a trama educacional. Devido à notoriedade que a divulgação científica ganhou nos últimos anos, a sua importância é ressaltada como ferramenta de democratização da ciência e da alfabetização científica de cidadãos não especializados para que tomem decisões embasadas em fatos e possam refletir criticamente sobre o papel social da ciência.

Doguinhos comunitários: gestão das informações e promoção de responsabilidade social no cuidado com animais em situação de rua

O objetivo geral do projeto é a criação de tecnologias para gerenciar as informações gerais acerca do estado de saúde, de vacinação, de remédios e de quantidade de comida para os animais que estão no campus de Itabira. O aplicativo e o Instagram do grupo de protetores auxiliam, por exemplo, oferecendo informações sobre os primeiros passos ao adotar um animal, as responsabilidades dos tutores e dicas de adaptação para pessoas mais inexperientes. Assim, as chances de sucesso nas adoções aumentarão e contribuirão para amenizar cada vez mais os riscos advindos dos animais em situação de rua.

Estruturação de um projeto piloto de educação ambiental como foco na coleta seletiva em uma escola de Itajubá-MG

Este trabalho surge com a finalidade de estruturar um projeto piloto de educação ambiental, com foco na reciclagem em uma escola do Município de Itajubá-MG. O projeto visa elaborar, junto à comunidade escolar, meios de desenvolvimento e implementação de conteúdos e abordagens voltadas à coleta seletiva de forma mais ativa nas escolas. De modo geral, espera-se promover o engajamento de alunos e da comunidade acadêmica da Unifei na resolução de questões relacionadas ao meio ambiente, de modo a atuar com a comunidade escolar e os catadores de materiais recicláveis do município, possibilitando a troca de experiências e promovendo ações de conscientização ambiental.

Projeto Recriar

Esta proposta é uma continuidade das atividades do Projeto Recriar, contemplado pelo edital para financiamento de projetos de extensão sociais e culturais da Unifei em 2022. Esta iniciativa procura atuar em modificações no processo de reciclagem, criando um diferencial de agregação de valor à atividade para vários tipos de materiais, como: plásticos, papel, vidro, eletrônicos de maneira geral, metais não ferrosos, etc. Nesta proposta, pretende-se manter o foco inicial exclusivo em reciclagem de lixo eletrônico, mais especificamente nas lâmpadas LED. As lâmpadas recebidas pela ONG serão testadas e, nos casos em que a manutenção se mostre viável, serão recuperadas e destinadas novamente para uso.

Disseminação de informações hidrometeorológicas e ambientais para a população itajubense Edição 2023

O transbordamento do rio, bem como os alagamentos em vários setores da cidade, são problemas que a população itajubense se depara ano a ano. Esses problemas têm sido abordados com a sociedade desde o ano de 2021, quando ocorreu a primeira edição do projeto. A equipe tem trabalhado no monitoramento do Rio Sapucaí e na previsão do tempo em Itajubá-MG e nos arredores, elaborando boletins informativos que são divulgados através do sítio meteorologia.unifei.edu.br, sítio da Prefeitura Municipal de Itajubá pelas mídias sociais como facebook. Entretanto, a ação de maior destaque é o programa Conexão Ambiente, que ocorre quinzenalmente na rádio Panorama FM, a fim de discutir os problemas e assuntos de interesse da população.

Projeto Corpo a Corpo

Este projeto tem por objetivo democratizar a cultura, oferecendo gratuitamente aulas de dança para a comunidade. O diferencial desta proposta é a aplicação da dança como uma atividade pedagogicamente transformadora, pois, além dos ritmos, são trabalhados elementos fundamentais para a formação da sensibilidade, da expressividade, da convivência e da construção de cidadania. Com a execução deste projeto, espera-se estimular o autoconhecimento e a confiança dos participantes. Adicionalmente, espera-se fortalecer as atividades da Companhia Corpo a Corpo e demonstrar com resultados que a dança desenvolve a criatividade e conhecimentos interdisciplinares, contribuindo assim para formação de profissionais mais preparados para o mercado de trabalho.

VIDEODOC UNIFEI- EXTENSÃO EM MOVIMENTO

O projeto tem como enfoque promover a divulgação dos projetos de extensão universitária da Unifei – campus Itabira, com o objetivo de aumentar a visibilidade destas ações à sociedade. Para isso o projeto propõe a produção de mini-documentários para registrar e difundir as ações dos projetos realizados na universidade, utilizando uma linguagem dinâmica e direta que alcance a população por meio de mídias digitais e redes sociais.

Cadim de Música

Este projeto proporciona uma troca de conhecimento e cultura entre a comunidade acadêmica e o município de Itabira. Essa troca acontece por meio de eventos e aulas de música ministradas pelos discentes do campus que possuem conhecimento teórico e prático em alguns dos instrumentos musicais disponíveis no Laboratório de Música da Universidade. O projeto fornece auxílio de bolsas para discentes, avaliando suas necessidades financeiras.

CLICARTE, cultura com universidade!

O projeto visa promover ações nos eixos culturais, com o objetivo de promover a interação da Unifei com a região de Itabira-MG, proporcionado ações extensionistas que acontecem no mínimo uma vez por mês. As atividades contemplam uma ou mais das seguintes expressões artístico culturais: música, dança, jogos de tabuleiros, ioga, sarau, concurso de game, clube de leitura, show de talentos, festa junina, apresentação de artistas locais, concurso de cosplay, palestras, debates, feiras literárias, seminários e workshops, eventos de conscientização etc., integrando, assim, os alunos com a cultura local.

Vamos falar português?

O projeto “Vamos falar português?” visa difundir a língua portuguesa entre os alunos estrangeiros que frequentam a Unifei ou que residem em Itajubá e região. A iniciativa se justifica por dois pontos centrais: a pouca popularidade do idioma nacional no mundo; e a falta de proficiência linguística dos alunos em mobilidade para a Unifei, o que dificulta as estratégias de internacionalização da instituição. Para difundir e promover a língua portuguesa, encontros mensais são realizados para discussão sobre aspectos do idioma, com participação ativa de alunos estrangeiros, de profissionais e estudantes de Letras e do público em geral. Como resultado, espera-se que os intercambistas se tornem embaixadores do Português em seus países, incentivando pessoas de seu círculo social a conhecer o idioma e a considerar o Brasil como país de destino para graduação e pós-graduação.

Histórias Noturnas: memória oral e territorialidades rurais em bicicleta

Visando desenvolver ações de preservação do patrimônio imaterial e intangível, o projeto  conduz o resgate de memória oral em bairros rurais limítrofes ao perímetro urbano de Itajubá. Com o enquadramento temático depositado sobre histórias de vida relacionadas à noite, a abordagem tem como pano de fundo teórico o pensamento decolonial (BALLESTRIN, 2013), e a cultura percebida como algo comum (WILLIAMS, 2014). As saídas a campo serão acessadas, majoritariamente, em bicicleta, visando aproximar os participantes do projeto com o território em si, com base nos princípios da educação ambiental crítica (SORRENTINO et al., 2005). 

Dê Voz: a sua arte

O projeto realiza apresentações musicais, literárias ou lítero-musicais semanalmente no campus de Itabira, na área externa adjacente ao Laboratório de Música (sala 1101) no horário de 12h20 às 13h20. Os artistas, após voluntariamente se inscreverem em formulário divulgado com antecedência, tem a oportunidade de divulgar e publicizar suas trabalhos artísticos, ofertando à comunidade da Unifei uma agenda cultural frequente. Como um braço maior do projeto, estenderemos nossas apresentações presencialmente a outros públicos,como: Lar de Ozanam, APAE e pontos culturais/públicos da cidade ligados à Prefeitura de Itabira. 

II Otium caritatis

O projeto, em sua segunda edição,  continua a promover um tempo de ócio criativo a alunos e servidores universitários. Por meio do ensino e aprendizagem de técnicas de artesanato, sua finalidade é melhorar a capacidade dos participantes de pensar, de ter ideias, de estabelecer estratégias, de dar passos seguintes, e de traçar metas para o futuro. Para que este objetivo possa ser alcançado, pretende-se utilizar como método de pesquisa o ciclo PDCA. Ao final de cada ciclo, espera-se ter um projeto cada vez mais robusto e que ajude a melhorar a saúde mental dos participantes e também outros resultados como a própria produção artesanal que também será fruto desse projeto.

Máquinas de Leonardo da Vinci

O projeto promove oficinas e exposições de máquinas de Leonardo da Vinci. Durante as mostras, os visitantes podem desvendar o fascinante mundo do conhecimento, onde são apresentados conceitos de Física, Matemática, Engenharia, Artes e História, abordando a engenhosidade tecnológica de Leonardo da Vinci. Neste ano, realizaremos exposições e oficinas de ensino baseadas nas máquinas e demais artes do Leonardo da Vinci. As máquinas construídas pelos alunos da Unifei são levadas às escolas e centros culturais de Itabira para que o público interaja e possa conhecer um pouco mais sobre processos inventivos e investigativos. 

CLASSIFICAÇÃO AMBIENTAL DE TRILHAS ECOLÓGICAS COMO TECNOLOGIA SOCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO ECOTURISMO NO SUL DE MINAS GERAIS

O objetivo geral deste projeto é estudar formas de classificação de trilhas ecológicas no sul de Minas Gerais como estratégia de desenvolvimento social, principalmente dos envolvidos no tema, como: guias, representantes de gestores de ambiente e turismo, docentes e discentes da rede educacional do ensino médio. Do ponto de vista metodológico, três municípios mineiros foram pré-selecionados para este estudo, a saber: Itajubá, Cristina e Conceição das Pedras, definidos em função da proximidade com a Unifei e a existência de trilhas com potencial turístico já estabelecido. Em cada município será selecionada uma trilha ecológica para estudo, mapeamento e aplicação de diferentes metodologias de classificação, envolvendo análise da severidade do meio, orientação/sinalização durante o percurso, condições do terreno e intensidade de esforço físico.

Não Mexe com a Minha Cor: letramento racial e educação antirracista nas escolas e universidades

O projeto pretende contribuir com a construção de uma sociedade sem racismo, levando o debate das relações raciais para fora da universidade e dos movimentos negros. A luta antirracista, determinante para a tão sonhada sociedade sem racismo, deve ser pauta em escolas municipais, estaduais, particulares, empresas e órgãos públicos e privados, entre outras instituições, e protagonizada por pessoas negras e brancas, adultos e crianças, aliadas na luta. Assim, o projeto espera como resultado, contribuir com a formação humana da comunidade acadêmica, criando espaços de respeito à diversidade e de promoção dos direitos humanos. Além disso, espera-se evidenciar as formas sutis de racismo existentes na sociedade a fim de combatê-las e prevenir a ocorrência de injúrias raciais, o racismo estrutural e o racismo institucional.

Semeando Cientistas 3

O projeto desenvolve trabalhos que visam a popularização das ciências e a aplicação da engenharia a fim de motivar as crianças atendidas pelo Centro de Apoio Nossa Senhora do Sagrado Coração (CANSSC- popularmente conhecido como Granja) em Itajubá, a se interessarem pelas carreiras em ciências, matemática e engenharia (internacionalmente conhecida como STEM- Science, Technology, Engineering or Math). Para isto, pretende-se desenvolver atividades, trazendo à tona conceitos de ciências e engenharia, mostrando a possibilidade de usar esses conceitos como forma a prover alimentos, promover boas práticas alimentares, agricultura sustentável e como sua união com a engenharia pode melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. 

Treino OBMEP Terceiro Nível - Intensivão

Este projeto, como extensão do “Treino OBMEP Terceiro Nível”, busca intensificar o preparo dos estudantes do ensino médio de Itajubá-MG que se destacaram nos simulados realizados entre abril e julho. Nosso objetivo é selecionar entre 3 e 6 desses alunos promissores e proporcionar treinamento mais aprofundado para a OBMEP. Esse esforço apoia o ingresso universitário através das ‘Vagas Olímpicas’ e procura atrair candidatos qualificados para universidades públicas, com foco na Unifei, fortalecendo a ligação entre esta instituição e a comunidade externa.

OBR101 – FronTIERS Academy

Este projeto oferece atividades e recursos de aprendizagem para preparar alunos do Ensino Fundamental II e/ou Médio, assim como estudantes de licenciatura e professores, para participarem de competições acadêmicas, como Olimpíadas de Robótica e maratonas acadêmicas na área de robótica. Visa capacitar os alunos a utilizarem conceitos e técnicas de robótica, aprimorando suas habilidades de pensamento lógico, programação, eletrônica, design e montagem de robôs. Para atingir esses objetivos, o projeto de extensão propõe a realização de diferentes atividades, como: oficinas, cursos, palestras e competições simuladas. As oficinas serão conduzidas por estudantes, técnico-administrativos e professores da Unifei, que compartilharão seus conhecimentos e experiências com os participantes.

Virtualização do Museu Theodomiro Santiago: exposição sobre instrumentos de laboratório

Este projeto tem como objetivo desenvolver o processo de virtualização de exposições do Museu Theodomiro Santiago, que é parte do Complexo Histórico Cultural da Unifei, sediado em Itajubá-MG. Para tal, será feita uma análise do acervo catalogado no Museu. Nesta etapa do projeto, será selecionada a parte do acervo referente aos instrumentos de laboratório. Em seguida, esse material será organizado em exposições virtuais que podem ser análogas, distintas ou ainda complementares às exposições físicas. Por fim, pretende-se analisar as percepções de visitantes nessas exposições no intuito de aprimorar sua forma de apresentação. Pretende-se dessa forma não apenas democratizar o acesso às exposições presentes do Museu, como também ampliar a experiência do visitante com recursos audiovisuais complementares à visitação física.

Fundação Asimo Social

A Fundação Asimo é um grupo composto por estudantes e professores da Unifei, dedicado à pesquisa e ao desenvolvimento de metodologias ativas aplicadas ao STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) para o ensino de estudantes de escolas públicas em Itajubá-MG. O objetivo deste projeto é preencher uma lacuna existente nessas áreas no Brasil e promover o desenvolvimento de habilidades tecno científicas. Desde a sua criação em 2018, o projeto já beneficiou cerca de 200 crianças por meio de aulas semanais, além de atingir aproximadamente 3 mil estudantes em eventos especiais.

Revitalização do Laboratório de Ciências da Escola Estadual Marquês de Sapucaí - Delfim Moreira/MG

O objetivo do projeto é revitalizar o laboratório de ciências da Escola Estadual Marquês de Sapucaí, localizada na cidade de Delfim Moreira, Minas Gerais. A escola possui em suas instalações um laboratório de ciências que conta com uma diversidade de vidrarias, reagentes e equipamentos, que não são utilizados há bastante tempo. Apesar do espaço físico e materiais disponíveis, o laboratório encontra-se desativado ou, no mínimo, subutilizado pela comunidade escolar. Em vista disso, o projeto pretende realizar as seguintes ações, em parceria com a escola, para revitalizar o laboratório: inventário e avaliação dos materiais disponíveis; limpeza e organização dos materiais aptos a continuarem no laboratório; identificação de demandas materiais e físicas necessárias para o espaço ter condições de funcionamento e busca para resolvê-las ou minimizá-las; seleção e/ou produção de roteiros de atividades experimentais em Física, Química e Biologia que podem ser desenvolvidos no laboratório da escola; levantamento e aquisição de materiais necessários para a realização dos experimentos; e, oferta de oficinas de formação aos professores de ciências da natureza da escola para o desenvolvimento de atividades experimentais no laboratório revitalizado. 

Educação e Tecnologia Social: saberes populares, formação científica e geração de renda

O objetivo do projeto é capacitar professores e alunos da rede educacional, pública e privada, de Itajubá-MG para construção de um herbário com a finalidade de cultivo e catalogação de plantas para fins de estudo, registro e experimento futuros. Espera-se a promoção de conhecimentos populares e comunitários à formação e à capacitação de profissionais da educação/alunos para atividades que possam gerar subsídios para políticas formativas e geração de renda, dentro do campo da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), cujo aprendizado incorpora a criatividade, a arte, a identidade local, a história, a solidariedade, a troca e a sociabilidade, enquanto um conjunto de elementos de pertinência às proposições de intervenções de inovação e tecnologia aplicadas ao social.

Implementação do Modelo de Gestão Comunitária do Saneamento Rural aplicado ao sistema de esgotamento sanitário do Bairro Pessegueiro/Zona Rural/ Itajubá/MG

A falta de saneamento básico no Brasil acarreta diversos problemas ao meio ambiente e à saúde da população, tais como a degradação dos corpos d’água e a proliferação de doenças de veiculação hídrica. Neste sentido, o Bairro Pessegueiro, zona rural da cidade de Itajubá-MG, vem sendo estudado desde 2018 quanto à qualidade e a quantidade de água para abastecimento público e esgotamento sanitário.Assim, este projeto tem como objetivo a implementação do modelo de gestão comunitária do saneamento rural aplicado no sistema de esgotamento sanitário para o Bairro Pessegueiro baseado na metodologia desenvolvida por Ribeiro (2022).

Blue Bunnies – Cheerleading Team UNIFEI

A equipe Blue Bunnies é um time de cheerleading, ou seja, uma equipe de torcida da Unifei. O time atua na saúde e bem-estar dos discentes e na criatividade artística, além de promover grande contato com a comunidade. A equipe também é composta por todos os gêneros, orientações sexuais e etnias, o que também auxilia na representatividade, inclusão e interseccionalidade. Além de trazer de forma inédita o esporte para a comunidade itajubense, participar de eventos da cidade, como apresentações no dia das crianças e interações com elas. Dessa forma, os discentes trabalham com o objetivo de disseminar a importância da atividade física, do envolvimento de diferentes pessoas num mesmo espaço, além de mostrar a importância de performances artísticas no esporte, durante o campeonato Cheerfest.

Centro Cultural Unifei Itabira: expandindo a semente do LabMus

O presente projeto visa, a partir do trabalho diferenciado de dois bolsistas, dar suporte às atividades culturais abrigadas no momento pela Unifei Itabira através do Laboratório de Música e planejar um futuro espaço que possa atender maiores e mais amplas demandas. No Laboratório de Música, o trabalho realizado será o de conservação, manutenção e organização do nosso acervo de equipamentos, instrumentos e ferramentas de mídia. Desta forma, o bolsista ajudará a desafogar o trabalho do staff do LabMus vivenciando na prática o trabalho descrito acima.

Pipocando: Cinema, Educação e Pipoca

A associação de filmes e educação de nível fundamental e médio apresenta uma série de benefícios, tais como o estímulo ao interesse dos alunos, o desenvolvimento do pensamento crítico, a ampliação do repertório cultural, a abordagem de temáticas complexas e sensíveis, além do desenvolvimento de habilidades multimodais. Estudos e pesquisas evidenciam a importância dessa prática, destacando seu potencial transformador na experiência educacional dos estudantes. O projeto proposto visa proporcionar sessões de cinema no auditório do campus de Itabira e outros espaços alternativos, apresentando filmes de domínio público (sem direitos autorais) para um público alvo formado por estudantes do ensino fundamental e médio, além de sessões direcionadas à comunidade do próprio campus.

Quitrupe em: O dia que Chapeuzinho vestiu verde

O QuiTrupe é um teatro científico da Unifei que tem buscado promover, além da articulação entre arte cênica e experimentos de química, a inserção de obras literárias em suas peças. Este projeto tem como objetivo produzir, divulgar e apresentar a peça “O dia que Chapeuzinho vestiu verde”, bem como analisar as contribuições de tais atividades para os espectadores na compreensão de aspectos sociocientíficos. Dessa forma, busca-se articular ensino, pesquisa e extensão em uma atividade formativa para os alunos de graduação envolvidos, bem como promover a difusão do conhecimento científico e cultural na região de Itajubá.