Diretoria de Cultura e Extensão Social
- Home
- /
- Diretoria de Cultura e...
- /
- Projetos Culturais e Sociais
- /
- Projetos financiados em 2024
Projetos Culturais e Sociais financiados em 2024

Dê voz: A sua arte
A proposta-mor deste projeto é a realização – durante a vigência do calendário letivo de 2024 – de apresentações musicais, literárias, lítero-musicais, cênicas e de artes plásticas quinzenalmente no campus de Itabira, na área externa adjacente ao Laboratório de Música (sala 1101) no horário de 12:20 às 13:20, em princípio às quartas-feiras, dia de grande movimento no campus. Como um braço maior do projeto, estenderemos nossas apresentações presencialmente a outros públicos, no Lar de Ozanam, APAE e pontos culturais/públicos da cidade ligados à Prefeitura de Itabira.

Treino OBMEP Terceiro nível 2024
Este projeto visa oferecer atividades de preparação para a OBMEP (Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) do terceiro nível aos alunos do Ensino Médio das escolas de Itajubá e região. Tal projeto conecta-se diretamente às forma de ingresso universitário via “Vagas Olímpicas” recentemente implementadas em diversas universidades como UNICAMP, USP, UNESP, UNIFEI e outras. Dentre vários objetivos deste projeto destaca-se atrair bons candidatos para universidades públicas, em especial à Unifei, além de promover uma maior aproximação entre a comunidade externa, mais especificamente, alunos das escolas de Itajubá e a Unifei.

Curso Preparatório Para OBA - Ensino Fundamental (PET FÍSICA)
O Grupo PET Conexões de Saberes “Física e Popularização da Ciência (PET Física)” da Unifei, campus Itabira, tem buscado levar o ensino de ciências a todos os cidadãos por meio de visitas em escolas, cursos regulares e projetos de extensão. O projeto “Curso Preparatório para a Olimpíada Brasileira de Astronomia – Ensino Fundamental (PET Física)” visa oferecer preparação para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) em parceria com o Colégio Municipal Professora Didi Andrade, objetivando aprimorar o desempenho dos alunos e promover o conhecimento científico.

Engenharia Engajada
Este projeto busca sensibilizar e conscientizar estudantes de engenharia para o engajamento social nas questões apontadas, agindo como profissional de saúde e em sua promoção. Serão estabelecidas reuniões de trabalho com bolsistas e interessados acerca dos conceitos de saúde do trabalhador e saúde coletiva como instrumentos sociais e seus potenciais de transformação, que, por sua vez, serão compartilhados junto às unidades básicas de saúde, em especial nos setores de vigilância ambiental e nos sindicatos de trabalhadores, cujo tema da relação saúde e trabalho ocupa protagonismo.

Vant's no ensino básico: o despertar do anseio pela educação superior
O projeto, inteiramente inovador, busca aprimorar o desenvolvimento da Tecnologia Social pela Universidade Federal de Itajubá. Isso se dará através da exposição técnica e didática de um dos projetos acadêmicos de competição tecnológica da Unifei: a Black Bee Drones. Nessa parceria, os estudantes envolvidos terão a responsabilidade de criar todo o material de exposição destinado aos alunos das escolas de ensino básico de Itajubá e arredores. Essa iniciativa representa não apenas uma colaboração entre universidade e comunidade, mas também um passo importante na disseminação do conhecimento tecnológico de forma acessível e educativa

Conexões
Considerada como um dos meios de cultura mais antigos, a dança inspira outras artes e transforma a sociedade por tratar a diversidade como igualdade. Neste contexto, o projeto “Conexões” tem por objetivo democratizar a cultura ofertando gratuitamente um espetáculo de dança. Inspirado no filme da Disney Pixar “Divertidamente”, as coreografias expressam as emoções, desde as explosões de alegria até as sombras do medo, das chamas da raiva às lágrimas da tristeza e dos arrepios do nojo. Através da dança, o público será levado a uma experiência emocionalmente envolvente, refletindo sobre a complexidade e fluidez das emoções humanas.

Women's Research Engineers Network
A Women’s Research Engineers Network (WREN) foi criada para apoiar mulheres na engenharia, com uma visão de equidade na comunidade de pesquisa em engenharia, desde os níveis acadêmicos iniciais até médios e superiores. A missão do projeto é fornecer um canal para promover a colaboração internacional entre mulheres engenheiras de investigação e aumentar a sensibilização dos líderes para implementar políticas que apoiem as mulheres nas suas carreiras acadêmicas. O comitê do WREN é formado por engenheiros pesquisadores de universidades de todo o mundo.

Vamos falar português
O projeto “Vamos falar português?” visa difundir a língua portuguesa entre os alunos estrangeiros que frequentam a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) ou que residem em Itajubá e região. A iniciativa se justifica por dois pontos: a pouca popularidade do idioma nacional no mundo; e a falta de proficiência linguística dos alunos em mobilidade para a Unifei, o que dificulta as estratégias de internacionalização da instituição. Para difundir e promover a língua portuguesa, a proposta é realizar encontros mensais para discussão sobre aspectos do idioma, com participação ativa de alunos estrangeiros, de profissionais, estudantes de Letras e do público em geral.

Ações de engenharia popular para fortalecimento da ASCARMARITA
O objetivo do projeto é desenvolver tecnologia social de gestão para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis de itabira (ASCARMARITA), visando fortalecer o princípio de associativismo e solidariedade entre os catadores, organizar e dar maior transparência à produção (coleta e venda) de materiais recicláveis da associação e aumentar a consciência ambiental dos associados e também da população, com destaque para os moradores do bairro Pedreira do Instituto.

Conexão dos Saberes
O presente projeto de extensão “Conexão dos Saberes” objetiva atuar no processo de formação/instrução básica de crianças e adolescentes de 04 a 18 anos em situação de vulnerabilidade social, vinculadas a instituições sócio-educacionais da cidade de Itajubá–MG, por intermédio de monitorias escolares, oficinas de aprendizagem, mini-cursos, palestras, eventos e ações educacionais fundamentadas na articulação integrada entre ensino, pesquisa e extensão e efetiva participação de discentes e docentes da Unifei junto à sociedade local por meio de atividades de cunho artístico-cultural.

Diversidade e Inclusão nas empresas: uma abordagem multifocal sobre oportunidades, absorção e progressão de carreiras para grupos raciais minoritários no meio corporativo
O projeto pretende praticar ações internas de promoção, inclusão, diversidade e equidade racial para a comunidade externa empresarial, buscando soluções para o letramento racial no universo das organizações locais e, por consequência, tornar mais efetiva e dinâmica a absorção e progressão de carreira de membros de grupos raciais minoritários presentes em ecossistemas corporativos nas empresas.

Semeando a cultura da paz
Neste projeto pretende-se estruturar a gestão da ONG Projeto Alimente que atende a comunidade principalmente dos Bairros Canaã, Rebourgeon e Vila Betel. Pretendem-se capacitar os membros em gestão e empreendedorismo, auxiliar no desenvolvimento de ferramentas como a missão, visão e valores, desenvolver toda a cadeia de marketing nas redes sociais digitais, organizar campanhas de arrecadação de materiais de limpeza, roupa e alimentos, desenvolver a trilha de empreendedorismo como o levantamento de editais de fomento, participação em editais para o terceiro setor, desenvolver parcerias com o setor público e privado, além de atrair novos membros para a ONG.

Tecnologias Emergentes 2024: Mentoria sobre práticas educativas de IA na Educação Básica
O projeto “Tecnologias Emergentes”, desde 2015, esforça-se por garantir a formação de professores da educação básica para desenvolvimento de competências digitais, hoje tão valorizadas, propiciando a reconfiguração da prática pedagógica e a abertura e plasticidade do currículo. Para o ano de 2024, o projeto propõe uma parceria com escolas de Educação Básica para mentoria on-line sobre práticas educativas utilizando inteligência artificial.

Unifei além dos muros: Mapeamento de melhorias e ações de visibilidades para um projeto de apoio a moradores de rua da cidade de Itajubá (MG)
Este projeto aborda a persistente desigualdade social global, destacando seu impacto no Brasil, e, mais especificamente, na cidade de Itajubá (MG), onde a presença de moradores de rua contrasta com os indicadores da cidade, com mais de 247 pessoas em situação de rua, vivendo em desamparo e enfrentando carências de serviços essenciais. O presente estudo objetiva analisar e propor melhorias na infraestrutura de um projeto de apoio a moradores de rua da cidade Itajubá (MG), buscando destacar e dar visibilidade para a situação dos moradores de rua à comunidade acadêmica.

Otium Caritatis (ócio caridoso)
O projeto de extensão proposto nomeado III Otium Caritatis tem o objetivo de continuar, em uma terceira edição, a promover um tempo de ócio criativo a alunos e servidores universitários por meio do ensino e aprendizagem de técnicas de artesanato, a fim de melhorar a capacidade dos participantes de pensar, de ter ideias, de estabelecer estratégias, de dar passos seguintes, e traçar metas para o futuro.

Fundação ASIMO
A Fundação Asimo é um grupo composto por estudantes e professores da Unifei, dedicado à pesquisa e desenvolvimento de metodologias ativas aplicadas ao STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) para o ensino de estudantes de escolas públicas em Itajubá. Nosso objetivo é preencher uma lacuna existente nessas áreas no Brasil e promover o desenvolvimento de habilidades tecnocientíficas. Desde a sua criação em 2018, o projeto já beneficiou cerca de 400 crianças por meio de aulas semanais, totalizando uma carga horária de 900 minutos, além de atingir aproximadamente 3 mil estudantes em eventos especiais.

Pomar urbano comunitário do Bairro Anhumas
Visando a colaboração entre a universidade, sociedade e meio ambiente, o presente projeto busca integrar docentes, servidores e alunos da Universidade, com moradores do bairro Anhumas, Itajubá (MG). A integração pretendida se dá através do plantio prioritário de mudas arbóreas, arbustivas e frutíferas, e, em segundo plano, pequenos canteiros de hortaliças e plantas ornamentais, bem como o cuidado na preservação do curso d’água que corta o terreno da área verde adotada para o projeto, resultando em um processo de implantação de Sistema Agroflorestal (SAF).

Centro de Excelência em Vôlei de Praia: Da formação ao rendimento
O presente projeto busca desenvolver um Centro de Excelência em Vôlei de Praia, atuando com crianças e adolescentes, entre 11 e 18 anos de idade, estudantes de escolas de Itajubá-MG e região. As aulas do projeto ocorrerão na Unifei. Este contará com o apoio de docentes, de técnicos administrativos e de discentes da instituição. É objetivo principal deste projeto contribuir com a formação integral das crianças e adolescentes participantes, por meio da prática do vôlei de praia.

Desenvolvimento de um jogo de RPG 2D com foco no ensino e discussão da ética e integridade
O projeto propõe o desenvolvimento de um jogo estilo RPG (role playing game) para discutir conceitos de cidadania, ética, moral e integridade. A pesquisa será desenvolvida com parceria do Projeto “NaMoral”, que consiste em uma iniciativa do MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal) e da SEEDF (Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal), criado para difundir o conceito de cidadania plena e o valor da integridade por meio de uma tecnologia social. A originalidade do jogo proposto está no fato de trocar personagens típicos de RPG por “perspectivas da integridade” (Embaixador da Integridade, Influenciador da Integridade e Restaurador de Danos).

Ciência interativa nas escolas e praças de cidades do Sul de Minas Gerais
O objetivo é apresentar como o trabalho de divulgação científica vem sendo realizado pela Unifei. Isso é feito através do projeto Ciência Interativa nas Escolas e Praças de Cidades do Sul de Minas Gerais, que está estruturado em torno das seguintes atividades educativas: Física e Matemática na Praça e Física Interativa na Escola, por meio de eventos realizados em escolas de nível médio e praças públicas de cidades do Sul de Minas por meio de exposições itinerantes de experimentos de física e matemática nas praças das cidades e escolas de educação básica.

Trilhas ecológicas e possibilidades interdisciplinares para o Ensino Médio
As trilhas ecológicas são locais que promovem o ecoturismo e objetivam a valorização e sensibilização quanto à preservação e conservação dos recursos naturais. Em 2023 três trilhas de três diferentes cidades (Itajubá, Cristina e Conceição das Pedras) foram estudadas e avaliadas do ponto de vista acadêmico, de pesquisa e de extensão. No entanto, a trilha da Pedra Branca, em Conceição das Pedras, se destacou pelo êxito de envolvimento de gestores municipais, de professores e alunos. Assim, a trilha foi novamente escolhida para aplicação de novas metodologias de observação e classificação, além de novas possibilidades de geração de material de conteúdo interdisciplinar.

Ciências na Prática- O laboratório de ciências da Escola Marquês de Sapucaí como espaço de formação docente continuada
Em 2023, foi desenvolvido com apoio da Proex da Unifei, o projeto de revitalização do laboratório de ciências da Escola Estadual Marquês de Sapucaí, localizada na cidade de Delfim Moreira, Minas Gerais. O projeto deste ano pretende expandir as ações iniciadas no ano anterior, sendo o objetivo em 2024 o desenvolvimento de ações de formação continuada com os docentes da mesma escola, para o uso do laboratório de ciências revitalizado.

Máquinas de Leonardo da Vinci - 2024
O projeto visa a promoção de oficinas e exposições de máquinas de Leonardo da Vinci. Projetado por “Ele”… Fabricado por “Nós” e desvendando o fascinante mundo do conhecimento. A partir destas máquinas poderão ser apresentados conceitos das disciplinas de Ciências, Física, Matemática, Engenharia, Artes e História, abordando a engenhosidade tecnológica produzida. Neste ano, realizaremos oficinas de ensino baseadas nas máquinas e demais artes de da Vinci, tanto para a realização das mostras quanto para oficinas. As máquinas construídas pelos alunos da Unifei serão levadas para escolas e centros culturais de Itabira para que o público interaja com as mesmas.

Hoje vi um cientista
Este projeto, denominado, “Hoje Vi um Cientista”, tem como objetivo promover encontros de grupos de estudantes da educação com pesquisadores da Unifei, sendo selecionado para os encontros cientistas da universidade com diferentes perfis, de forma a evidenciar a diversidade de gênero, raça, origem social e áreas do conhecimento em que atuam, possibilitando desconstruir estereótipos e ideias inadequadas sobre a prática da ciência e a imagem do cientista. Considera-se importante promover ações que deem visibilidade à diversidade de pessoas que fazem a ciência, para que possam reconhecer o trabalho científico na universidade como um espaço construído por diferentes saberes e sujeitos sociais.

MENINAS COM CIÊNCIA: encorajando e reconhecendo as mulheres na ciência
O projeto proposto “MENINAS COM CIÊNCIA: Encorajando e Reconhecendo as Mulheres na Ciência”adota uma abordagem holística, integrando pesquisa, ensino e extensão, na temática “Ações Afirmativas e de Educação em Direitos Humanos” buscando apoiar ações afirmativas que sejam capazes de promoverem ações direcionadas aos direitos humanos, vinculados a uma educação inclusiva promovendo a busca pela equidade de gênero.

Semeando Cientistas 4
Nesta atividade, pretende-se desenvolver trabalhos que visem a popularização das ciências e a aplicação da engenharia a fim de motivar as crianças atendidas pelo Centro de Apoio Nossa Senhora do Sagrado Coração (CANSSC – popularmente conhecido como Granja) em Itajubá, a se interessarem pelas das carreiras em ciências, matemática e engenharia (internacionalmente conhecida como STEM- Science, Technology, Engineering or Math), em parceria com a ONG americana Leading Change Foundation, dedicados à popularização da ciência.

Preparação de alunos da rede municipal de ensino de Itabira para a OBMEP 2024
O projeto visa oferecer preparação para a OBMEP aos alunos do 8º e 9º da Escola Municipal Professora Antonina Moreira e do Colégio Municipal Professora Didi Andrade, sediados no município de Itabira-MG. As atividades ocorrerão semanalmente e serão divididas em duas etapas a cada semana: a primeira etapa consistirá na apresentação e discussão dos conteúdos cobertos pelas provas da OBMEP: aritmética, probabilidade e contagem e geometria.

Biologia de Portas Abertas
O projeto Biologia de Portas Abertas visa promover oportunidades para licenciandos da Unifei, professores e estudantes do ciclo básico e público geral do município de Itajubá e região, de compreender a relação transformadora entre universidade e sociedade e de se engajar ativamente em sua formação docente, por meio de atividades realizadas nas dependências dos laboratórios do curso de Ciências Biológicas Licenciatura, bem como a partir do uso de recursos dos referidos laboratórios em espaços externos à Unifei. As atividades serão realizadas pelos licenciandos com apoio e orientação dos técnicos e docentes coordenadores dos laboratórios.

XIS - Xadrez e Inclusão Social
O projeto tem como objetivo o ensino de Xadrez para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, desenvolvimento cognitivo e inclusão social de crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade social. Serão realizadas oficinas semanais, por meio de aulas no tabuleiro e no computador, com conteúdo de noções básicas do jogo, notação algébrica, treinamentos de aberturas, de estratégias e de finais do Xadrez.

Lesson Study: Promovendo o desenvolvimento profissional e a melhoria da qualidade social do ensino de ciências e matemática na Educação Básica
O LS é um processo, ou metodologia colaborativa que visa aprimorar as práticas de ensino por meio da observação, reflexão e análise sistemática de aulas (lições). Assim, este projeto objetiva implementar ciclos de LS como uma estratégia de desenvolvimento profissional para que os educadores (parceiros) da Educação Básica possam, em colaboração com formadores, estudantes de licenciatura e de pós-graduação da Unifei, aprimorarem suas habilidades de ensino e contribuírem para a melhoria social da educação.

Cadim de Música
Este projeto tem como objetivo proporcionar uma troca de conhecimento e cultura entre as comunidades acadêmica e do município de Itabira, por meio de eventos e aulas de música ministradas pelos discentes do campus de Itabira, fornecendo o auxílio de bolsas para discentes, avaliando suas necessidades financeiras, que possuem conhecimento teórico e prático em alguns dos instrumentos musicais disponíveis no Laboratório de Música do campus.

ONG Engenheiros da Alegria
O projeto social é mantido pelos alunos da Universidade Federal de Itajubá desde 2014 buscando sempre impactar e beneficiar a comunidade acadêmica e principalmente a comunidade itajubense. O principal objetivo do Engenheiros da Alegria é promover o bem-estar e a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social. As ações do projeto visam garantir uma perspectiva social inclusiva, sustentável e filantrópica.

TrilhaZ e Extensão Universitária: meio ambiente, educação, cultura e turismo sustentável
Criado no final de 2020, o Grupo TrilhaZ tem por missão desenvolver territórios sustentáveis e criar espaços de aprendizagem com base em quatro pilares: meio ambiente, educação, cultura e turismo sustentável.A proposta objetiva sensibilizar a comunidade local, de diferentes extratos sociais e faixas etárias, sobre a importância de preservação do patrimônio natural local, convidando-a à prática de atividades ao ar livre e fruição de trilhas e percursos ecológicos, em distintos meios naturais, no município de Itajubá e região.

Ações de Inclusão para Pessoas com Síndrome de Down de Itabira - MG
Este projeto objetiva propiciar a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com T21 em Itabira, auxiliando no estabelecimento do pleno exercício de direitos e sua participação ativa na comunidade. Neste ensejo, este projeto se dará, de modo prático, com o envolvimento de servidores e discentes da Unifei – campus Itabira nas atividades propostas que ocorrerão tendo membros externos cidadãos itabiranos do Grupo Família Down e Amigos de Itabira (Grupo FADA). Assim, neste projeto a Unifei – campus Itabira estará executando a sua missão de promover o desenvolvimento sustentável do seu entorno ao investir em ações para a inclusão de pessoas com T21.

Revitalizar
O projeto de extensão “Revitalizar” objetiva atuar na preservação e revitalização de espaços públicos filantrópicos do município de Itajubá- MG, por meio de reformas na construção do local, para que a comunidade possa usufruir e ser impactada de forma positiva pela área transformada como lócus de pertencimento e de representação social. Preservar envolve manter a tradicionalidade do espaço e sua história e memória vivas, enquanto que revitalizar envolve recuperar o espaço construído para melhoria de sua funcionalidade.

Educação Científica e Saberes Populares: ancestralidade, tecnologias e geração de renda
Trata-se de proposta de extensão universitária, tendo como referência a aplicação de técnicas no campo de conhecimento denominado de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), continuação do projeto “Educação e Tecnologia Social: saberes populares, formação científica e geração de renda”. Justifica-se, em face da necessidade de continuidade do projeto iniciado em setembro de 2023, devido a confirmação da existência de um processo de apagamento dos conhecimentos populares das “erveiras” e “mateiras”, as quais têm o conhecimento e o domínio de plantas com princípios ativos utilizadas na confecção de artefatos fitoterápicos.

Não mexe com a minha cor: letramento racial e educação antirracista nas escolas (Fase II)
O projeto pretende estender suas ações internas de promoção da conscientização e da equidade racial para a comunidade externa, além de promover ações de letramento racial nas escolas da cidade e região por meio de palestras, eventos e ações sociais desenvolvidas nas escolas municipais e estaduais da região. A luta antirracista deve ser pauta em escolas e protagonizada por pessoas negras e brancas, adultos e crianças, aliadas na luta. Com base nesse princípio, o Movimento Não Mexe com a Minha Cor pretende colaborar com a construção de uma sociedade sem racismo, levando o debate das relações raciais para o ambiente acadêmico e, especialmente, para fora da universidade.

Disseminação de informações hidrometeorológicas e ambientais para a população itajubense - 2024
Desde 2021, o projeto “Disseminação de informações hidrometeorológicas e ambientais para a população itajubense” tem contribuído para a disseminação do conhecimento visando a melhoria da qualidade de vida da população de Itajubá e arredores. Em 2024, novamente encaminha-se a proposta para continuação das atividades do projeto que, além da comunicação científica, desenvolve pesquisas e produtos para suprir as necessidades da Defesa Civil local. A importância desse projeto deve-se às emergências climáticas e ambientais que se vive na atualidade bem como às peculiaridades climáticas do município de Itajubá e arredores, que apresentam clima de monção.

Implantação de unidade modelo de tratamento de esgoto doméstico no bairro rural Pessegueiro
O presente projeto tem por objetivo a implementação, juntamente com a Associação Comunitária Pessegueiro, de uma unidade de tratamento de esgoto doméstico utilizando a tecnologia do vermifiltro. A unidade servirá como modelo a ser replicado pelos moradores do bairro em suas residências. Ressalta-se que ao longo deste projeto é estabelecido um laço forte da comunidade do bairro Pessegueiro com a Unifei que é fundamental para o sucesso das ações de extensão e que tem contribuído para a produção significativa do conhecimento e para a superação das desigualdades sociais existentes.

Farol do AmantiQueer: lançando luz sobre a comunidade LGBTQIAPN+ da Mantiqueira
Este projeto, que prevê a interação da Universidade com categorias distintas da sociedade civil, é uma iniciativa do Coletivo AmantiQueer, criado a partir da Universidade e com foco no acolhimento e promoção da diversidade na região da Serra da Mantiqueira. As ações que aqui se apresentam se baseiam na necessidade de estudo e aprofundamento acerca das demandas da comunidade LGBTQIAPN+, bem como na sensibilização de professores e estudantes a respeito do tema.

ComCiências dos fazeres: na contramão da escravidão moderna
O Projeto ComCiências dos fazeres: na contramão da escravidão moderna promoverá o conhecimento, reflexão e difusão da dignidade da pessoa humana negra na Universidade e tratativas do mundo do trabalho, por meio da realização de pesquisas, comunicação de dados, fóruns de discussões, palestras, enquetes, atividades culturais, artísticas e científicas, desenvolvidos por integrantes da comunidade acadêmica e externa da Unifei.