Equipe Krakens AUV's

Em 2019, por iniciativa de graduandos e docentes da UNIFEI, a equipe Krakens AUV’s foi criada para desenvolver pesquisas e participar de competições relacionadas à construção de um veículo autônomo submarino capaz de realizar missões sem interferência humana.

A equipe participa da competição internacional RoboSub, que tem como objetivo avançar na criação de AUVs, desafiando as novas gerações de engenheiros a executar missões com seus protótipos debaixo d’água. O evento também tem o propósito de criar laços entre jovens engenheiros e organizações que estão desenvolvendo tecnologias AUV, ela ocorre desde 1997, em San Diego, na Califórnia.

Os AUV’s, sigla de Autonomous Underwater Vehicle, são veículos autônomos subaquáticos capazes de navegar embaixo d’água sem a necessidade de um piloto humano. Eles são constituídos de um sistema submarino baseado em diversos sensores como câmeras, sensores de temperatura, localizadores geográficos, sonares e outros, que permitem sua locomoção e mapeamento das regiões submersas.

Ademais, temos convicção de que, como um ramo crescente da tecnologia, a pesquisa e o desenvolvimento de veículos autônomos têm grande importância no auxílio de pesquisas oceanográficas e na exploração de petróleo e gás submerso, oferecendo um crescimento profissional moderno para os participantes do projeto. Além disso, são diversas as utilidades desses veículos, visto que podem acessar áreas impossibilitadas aos submarinos de grande porte. Desse modo, o projeto consegue alavancar o desenvolvimento dessa tecnologia, uma vez que representa grandes avanços para a exploração de regiões subaquáticas.

Nessa ideia, a robótica tem grande uso no mercado, aplicada em diversas situações, desde a coleta de materiais, à análise e reconhecimento de terreno, tanto terrestre, como subaquático. Mesmo que o mercado seja amplo e com possibilidade de crescimento, existem poucas iniciativas brasileiras nesse ramo, inclusive no meio acadêmico, ajudando o cenário científico brasileiro.